segunda-feira, 26 de abril de 2010

Equação Matemática


O tempo que passo junto à minha sogra é directamente proporcional ao crescente desamor que sinto por ela!

Este bichos que dão pelo nome de sogra são uma éspecie criada para nos infernizar a vida. Super-protegem as suas crias até à idade adulta. E quando vêem aproximar-se uma fémea rosnam e mostram os dentes. Será que esta é uma éspecie excomungada por Deus?! A verdadeira serpente do pecado que nos fazem maldizer e desejar que o nosso mais que tudo tenha nascido graças ao Espírito Santo? Eis o verdadeiro milagre de Maria: Deus livrou-a de ter uma sogra e tornou-se Santa!!!

Digam-me, por favor, que há casos (raros) em que elas são umas doçuras (falsas)... Ou então digam-me todas as maldades das vossas sogras para me poder alegrar e pensar que afinal a minha não é dos casos mais raivosos e pérfidos. Façam-me inveja... como é a vossa? e vamos eleger a sogra mais odiosa da blogosfera!! PARTICIPEM!

terça-feira, 20 de abril de 2010

No éden...


Estou no céu... um sol primaveril muito agradável, boas conversas, boas comidas, e óptimas companhias! Dizem que Deus escreve direito por linhas tortas e é bem verdade. Era exactamente o fim-de-semana passado que deveríamos ter embarcado rumo a Paris. Ainda bem que desistimos desta ideia, senão estaria em colapso nervoso neste preciso momento...

Médico do meu pai nem vê-lo. Está fora para um Congresso. Mais purgatório até à próxima sexta-feira! Mas sinceramente, se não fosse pelo meu pai, era capaz de fazer as malas e partir para um destino desconhecido. Estou farta que me falem do meu pai como se ele já estivesse morto! Já me falam de como irá ser depois da sua morte. Só me apetece abanar esta gente e dizer-lhes «ele está VIVO e você pode morrer antes dele, parem de ter pena, e gozem com ele a vida!». E dói ainda mais quando certas reflexões vêm de pessoas muito próximas.

Agora peço licensa: tenho que ir ali, até ao terraço, aproveitar os últimos raios de sol do dia e apreciar um bom petisco, acompanhado de um vinho branco fresquinho. Há vidas boas, não há?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Espelho meu, espelho meu... haverá alguém mais feliz do que eu?


Às 17h31 estarei oficialmente de férias!! Nada de grandes viagens nem ilhas paradisíacas. Mas rumo a Vila Flor ter com os meus pais. E sabem que mais? Vais ser óptimo! Passar tempo de qualidade com eles, conversar muito, passear, comer bem (e de mais), estar com o meu pai, aproveitar a paz que me traz sempre aquele sítio, descansar e afastar-me do ambiente péssimo do trabalho... e só espero que esteja bom tempo! Porque a terrinha com chuva e frio é do pior que há! Enfim, estarei por lá quinze dias, e apesar de levar a minha Kanguru, não sei se por lá já chegou a banda larga. Por isso se estiver desaparecida, don´t worry! Vou mas volto!

Até à próxima! E bom trabalho a todas (sempre adorei ser cabra nestas alturas) ;)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Das melhores companhias...

Gosta de ter a companhia de um bom romance quando anda de metro? quando beberica o seu café numa esplanada ao sol? enquanto bronzea na praia? no sofá enquanto ouve a chuva a cair lá fora? Então deixo três boas sugestões...


O Último Oráculo
Um livro que nos faz percorrer mil fronteiras: o oráculo de Delfos, a origem do povo Romani (cigano), o(s) poder(es) da mente, Chernobyl e o passado mais negro da ex-URSS... O livros de James Rollins misturam ciência, história e suspense. Gosto muito deste autor. No final de cada livro, brinda-nos com uma explicação de o que é verdadeiro no livro e apresenta-nos bibliografia se quisermos aprender mais sobre as várias temáticas. Um dos melhores livros dele, sem dúvidas.




O Ladrão de Arte
Um policial diferente daquilo a que estamos habituados. 3 obras de arte são roubadas em três locais diferentes. Várias histórias que se entrelacem misteriosamente, com um desfecho surpreendente. O leitor ainda é brindado com umas pequenas lições sobre arte e iconografia, que, pessoalmente, fizeram as minhas delícias!



A Filha de Deus
Um livro que daria um óptimo filme, com muita acção e um ritmo alucinante. Gostei imenso da escrita de Lewis Perdue. O livro é uma reflexão sobre os primórdios da religião cristã e da evolução das escrituras e da representação de Deus pelos homens. O livro poderia ter mais dados históricos mas é compensado pela óptima trama associada. É um livro que se lê realmente muito bem...


Agora para levar de férias (apesar de nunca ler nada de jeito lá cima) escolhi um livro a dedo que irá fazer as delícias da minha sogra... ou antes fazer-lhe revirar os olhos de horror, pronta a ir buscar-me água benta! Trata-se do Evangelho segundo Jesus Cristo.

Boas leituras ;)

Chamem-me maluca...


Odeio unhas lascadas. Prefiro não ter verniz ou só ter verniz transparente do que me faltarem bocados enormes numa manicure com verniz de cor... Mas o problema é quando ele lasca quando já estou no escritório.

Por isso, trago sempre o verniz com o qual pintei as unhas na bolsa de maquilhagem. Se estiver no trabalho e uma unha lascar, faço-lhe um remendo para aguentar o resto do dia. Molho o pincel com verniz suficiente e tapo o bocado da unha que ficou à mostra (tem que se ter cuidado para nem por pouco nem muito e deixar secar bem). De perto, o resultado é de longe perfeito. Mas ao longe garanto que não se nota. E assim, dá para aguentar perfeitamente até chegar à casa. Porque para quem trabalha com pessoas, unhas lascadas funciona como um íman, é para lá que convergem os olhares, quando se está numa reunião a falar, na caixa de um supermercado, a atender pessoas numa loja, a fazer uma apresentação no escritório, etc.

Se alguém tiver outros truques para fazer face a estes imprevistos, tal Magaiver, partilhem comigo!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Somos uns cães...


É como me sinto perante a atitude dos médicos. Todos prezam os qualificadíssimos conhecimentos técnico-científicos destes senhores que se julgam Deus. Mas quando é que vamos deixar de solicitar médias de 19 valores para aprender a olhar para o coração desta gente?! É triste sentirem-se omnipotentes e nós, gente comum, sentirmo-nos uma merda, uns trapos, uns animais de curais. Porque afinal, estes senhores devem tratar melhor o seu animal de companhia do que certos pacientes.

Conheço muitos médicos no Norte e aí são muito respeitados. O que tem de volta? Desprezo! Estou farta de ver tratar o meu pai (quem diz ele, diz tanta outra gente humilde) como se fosse uma merda. Podem não ser Doutores ou Engenheiros mas têm direitos, são seres humanos. Tem o simples direito de serem tratados com dignidade e de terem o pleno conhecimento do seu estado clínico. Abusam e não há queixas porque todos têm medo das represálias: afinal trata-se de um meio pequeno e sabem que se precisarem só há aquele médico.

Passado mais de um mês, não sabemos os resultados da biópsia, que oficialmente ainda não chegaram. Ninguém explica nada e pararam com a quimio. Porquê? Afinal era o cancro mais maligno e agora evaporou-se? E o médico ficou fulo porque à pergunta «está melhor ou pior» o meu pai não soube responder mais do que «igual»... Merda para este sistema corrupto e insensível que não sabe lidar com o sofrimento humano. Merda para um país que abusa do poder e onde só as pessoas com dinheiro são tratadas com dignidade. Merda para esta região esquecida que não tem cuidados médicos de qualidade. Merda para etse sentimento de revolta e de impotência que me assola.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mataria por amor?


Do domingo, finalmente pude ver o filme um Cidadão Exemplar, que relata a história de um homem comum que procura justiça depois de dois ladrões lhe derem morto a filha e a mulher.

Eu sou uma pessoa pacífica apesar dos meus picos de humor e raiva. Não sou capaz de matar uma galinha quando mais um ser humano. Mas às vezes pergunto-me: e se alguém faria mal aos meus pais? E se alguém mataria o meu marido? E se violasse a minha afilhada? E se tocasse num único cabelo do meu filho? Penso que o ser humano só sabe como reage perante estes factos quando é realmente confrontado com eles. Mas acho que sim, seria capaz de matar ou magoar, e muito. Principalmente com a Justiça que temos onde pedófilos e assassinos vêem as suas penas reduzidas quando um pobre que rouba para comer é capaz de ter os tribunais às costas anos sem conta.

Posso parecer um monstro ou pouco civilizada. Mas compreendo a sede de justiça que possam sentir certas pessoas. Se o seu mundo já lhes foi roubado, a prisão ou a morte pouco os deve assustar. E vocês: confiariam de olhos fechados na nossa Justiça ou matariam por ela?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Serviço Público


A grande maioria dos suburbanos (dos quais faço parte) usa os transportes públicos para se deslocar para o trabalho. Mas existem regras simples que podem tornar a viagem dos seus compatriotas muito mais agradável...
  • Banho tomado e cheire a lavado! Sim, porque cheirar suvacos de cavalo às 8h30 da manhã é coisa para me dar umas voltas valentes ao estômago. Se for no final do dia e vir que se trata de um senhor que trabalhou ao sol nas obras, cheiro, agonio mas não me revolto. Agora é vê-los jovens, com polos de marca a cheirar como se fossem mendigos. E caras mulheres, mais vale apostar num sabonete e num desodorizante do que numa nova camisola da moda: o impacto será muito maior, garanto!

  • Seja invejoso! Sim, quer ouvir a sua música favorita, então faça-o num volume adequado para que toda a carruagem não oiça o seu batuque. Põe-me os nervos em franja ouvir a música alheia! E quando não oiço uma melodia da esquerda e outra da direita...

  • Fale baixinho! mas porque é que as pessoas fazem tanta questão de falar para que toda a multidão oiça a sua conversa?! Fico a saber que a vizinha da esquerda anda de saltos altos em casa, que o zé bateu na Maria e que o filho engravidou a colega da escola...

  • Amarre as suas crianças. Ou eduque-as. Eu apostava na última, mas isso sou eu. Porque podem ser lindos, bem vestidinhos mas já ninguém aguenta piralhos! Mexem, remexem, dão pontapés, gritam, incomodam toda a gente mas os pais nem parecem notar. Ou então a maternidade/ paternidade traz a alienação como bónus grátis!

  • Levantar o rabinho. Mas porque é que serei só eu que me levanto para ceder o lugar a idosos e grávidas? Mas será que os Lisboetas não ensinem esta regra às proles? às vezes, eu é que me sinto um bicho por ser amável...

Gosto de andar de transportes. Facilita-me a vida e o orçamento. E posso dedicar-me a uma das minhas paixões: a leitura. Mas a falta de civismo e de «co-habitação» como os outros é flagrante e irrita-me profundamente. Isso ou eu é que serei picuinhas?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quem é amiga, quem é?

Como eu, já devem ter ouvido maravilhas dos cosméticos da Essence. Mas, e podem chamar-me retrógrada, não sou adepta de compras on-line. Esta semana descobri que os produtos estariam à venda nos Espaço Saúde de vários Modelo/ Continente.

Ontem fui lá buscar um frango e dei lá um pulo... e tenho que lá voltar com mais calma! Adorei os produtos e principalmente os preços! Vou testar alguns e ver se valem mesmo a pena... Fiquei a pensar nesses:



4 sombras por 3.49€



Os lápis para os olhos estão à 1.49€ e estas sombras por volta dos 2€



Estou mortinha para comprar umas destas apesar de estar quase convencida que não lhe vou dar o devido uso!




O corrector 3 em 1 (anti-olheiras, anti-vermilhão e anti-imperfeições) custa 2.99€. Infelizmente não é adequado à minha pele, fica demasiado pastoso em mim...


Eu vi os produtos no Modelo de Alverca mas dizem que há no Vasco da Gama, Loures, etc... Alguém já experimentou as sombras? Têm uma boa duração? Obrigada ;)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Está tudo maluco?


Acabei de levar um sermão porque comi uvas!! Trago sempre lanche para o meio da manhã e da tarde e vou variando entre fruta, iogurtes, barra de cereais, mas por vezes também trago bolos, bolachas, e companhia.

Estava a comer sossegadinha as minhas uvas, quando a minha colega se vira para mim num tom acusatório «Mas não sabes que as uvas são das frutas mais calóricas, francamente!». Hein? Desculpa? Isto veio nada mais nada menos de quem enfarda Kinder Buenos as 9h30 da manhã em jeito de pequeno-almoço seguido de um pacote de batata frita de presunto às 10h. De qualquer forma estas acompanham-lhe sempre o almoço, seja ele o que for, apesar do seu gosto predilecto por comida já pronta congelada, do género lasanha e bacalhau com natas.

Mas está gente em vez de falar não havia de pensar duas vezes? De olhar para si e deixar de me chamar lontra por estar a comer fruta? É que as uvas podem ser calóricas, mas têm vitaminas, nutrientes, oligoelementos, etc. Há gente que consegue deixar-me estupefacta e sem palavras (coisa difícil de se alcançar, diga-se de passagem)...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vida suspensa


Vivo com o coração apertadinho. O meu marido é PSP e há cerca de um ano decidiu mudar de esquadra e veio trabalhar para a zona onde moramos. Apoiei-o na sua decisão mas não se tem revelado nada fácil para mim. Sempre que oiço passar carros da polícia em marcha de urgência, vivo em sobressalto. Quando são acompanhadas por sirenes de ambulância, o meu coração pare por instantes. Mando-lhe uma sms a perguntar se está tudo bem mas por vezes não pode responder logo e então, o meu peito contrai-se um bocado mais.

E então, como ontem quando ele já devia ter chegado a casa e me manda uma sms a dizer simplesmente «vou demorar mais, há aqui um maluco que partiu um café todo e está aqui com uma caçadeira»! Como é susposto eu ficar? Eu bem lhe digo que prefiro não saber certos pormenores, mas sei que ele gosta de falar do que lhe acontece em serviço. E depois nunca despe a farda. Sempre que há um problema, ele é polícia. Vive hiper atento. Ontem estávamos no sofá, e um grupo de jovens «roubou-me» o marido porque teve que controlar o que se passava na rua e comunicar à esquadra.

Eu não quero viver com medo constante mas não é fácil deitar tudo atrás das costas. Normalmente tento não pensar muito nisso mas há dias em que se torna impossível. Não imagino a minha vida sem ele. Eu sei que se morre mais na construção civil do que na psp mas não há o risco constante de armas de fogo e armas brancas. Se ele fosse sapateiro ou padeiro, seria um bocadinho mais feliz. Cozinheiro seria o must! Acho que o melhor da profissão é mesmo a farda que lhe assenta tão bem (mas que é tão chata de passar a ferro)...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Conflito de Interesses...


Sexo Oral associado a aumento de casos de cancro


«A prática de sexo oral pode ser a principal responsável pelo rápido aumento dos casos de cancro da boca e da faringe provocados pelo vírus do papiloma humano (HPV). Vários investigadores alertaram na revista BMJ (British Medical Journal) para o facto de o carcinoma orofaríngeo de células escamosas estar relacionado com o HPV e apontam o sexo oral como a mais provável via de contágio para o elevado número de casos nos países ocidentais.»

Meus caros, sempre ouvi dizer: o que é bom, faz mal... É só uma questão de escolha ;) Agora as que não são para aí viradas, sempre têm um argumento de peso: afinal a saúde em primeiro lugar!
(sem querer ferir susceptibilidades de niguém...)

A primeira vez...


A primeira vez é sempre especial?

Será que a primeira vez é sempre a mais intensa, a mais especial? Eu digo que é muito especial mas não digo que é o momento que relembro com mais paixão. E há tantos casos de mulheres que sentem tantas dores e não desfrutem do momento, vivendo até cada situação mais caricata! E depois os nervos miudinhos do desconhecido tolda-nos tanto a mente e os movimentos.

A G. diz que nunca mais se sente o mesmo do que naquela primeira vez. Eu digo que foi especial porque é um novo mundo que se abre mas que, mais o tempo passa, mais tudo se torna especial. Afinal, descobrimos e redescobrimos a cada dia o nosso corpo. Vivemos cada vez mais livremente a nossa sexualidade porque estamos mais maduras e mais confiantes. Cada vez tudo é mais especial, principalmente quando tudo é feito com amor e carinho. Mas fala quem acha que (para ela) sexo sem amor seria impossível...

E vocês, o que acham? A primeira vez é sempre a mais especial? Sexo sem amor é possível?

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Não me levem a mal mas...


... Quando falece um ente querido, é ver toda a gente a querer dar as condolências. É algo difícil demostrar apoio, carinho e ao mesmo tempo não ser inoportuno. Mas por favor, não digam mecanicamente «ele(a) está agora num sítio melhor?». Mas que coisa parva é esta! Será que estas pessoas estão bem a pensar no que estão a dizer.

Afinal o melhor para o pai/ mãe que perdeu um filho, a mulher que perdeu o homem da sua vida, o filho que perde a mãe, é ele estar aqui e agora, junto dele. Não importa se este mundo é cruel, o importante era estar aqui. Não importa de há um paraíso, porque nessas alturas, por mais crentes que sejamos, duvidamos sempre se existe um Deus que deixou isso acontecer... Esta é somente a minha opinião, de quem já perdeu pessoas muito próximas e que fugia desses discursos patetas...


Heureuse comme tout | Heureuse malgré tout


Este fim-de-semana foi uma bênção para mim. Finalmente consegui descansar. Na quinta sai umas horas mais cedo e fomos para a zona ribeirinha de Alhandra, andar, aproveitar o sol e comer um gelado. Sexta dormimos até mais não, tomamos o pequeno-almoço na cozinha com as janelas abertas com o sol a entrar (a minha cozinha tem janelas enormes com vista para uma zona verde e para o Tejo), direcção praia onde estivemos a tarde deitados a ler, conversar e em silêncio a ouvir os sons do mar. Depois, lanchinho a beira-mar.

Sábado, a saga do vestido para o casamento continuou, desda vez na Baixa. Consegui comprar três peças mas vestido, nada. Alguém sabe em quanto rondará um vestido da Hoss? A minha Páscoa resumiu-se a comer pâté de delícias do mar com tostas e vinho branco às 15h. Uma pena não ter passado com os meus pais mas não podia deixar o amor sozinho por cá... Mas se o fim-de-semana podia ter sido melhor? Era difícil...

Enfim, nunca tive uma Páscoa tão saudável, com tão poucos chocolates e folares. O pior? É que me vou vingar dentro de quinze dias, quando entrar de férias! Ah pois é ;) Só espero que passem muito rápido...

domingo, 4 de abril de 2010

Uma Páscoa docinha...



... e que não se convirta em crise de fígado ou celulite!
Toca a enfardar chocolates e amêndoas como se não houvesse amanhã (meramente por uma questão solidária com a minha pessoa, está bem? Assim não me sinto tão mal, obrigada ;)... )


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Num cantinho da memória...


No dia em que se celebra o dia das mentiras, relembro com carinho um episódio da minha vida que ocorreu há sensivelmente 3 anos...

Num dia de primavera, eu e o L. fomos passear até Sintra, local que adoramos pelo seu miticismo e romantismo. Fomos descobrir a Quinta da Regaleira. Fiquei fascinada pelo local: adorei os jardins, as grutas, a arquitectura, o simbolismo, o poço, a quinta, a capela,... Numa das torres, ele abraçou-me por detrás e enconstamo-nos assim em silêncio, os dois a olhar o horizonte e a desfrutar das vistas sobre a encosta de Sintra. Suavemente ele virou-me para ele e beijou-me ao de leve. Tinha os olhos humedecidos e começou a dizer coisas amorosas que me aqueceram a alma. Ele nunca fez uma declaração e não é de demonstrações de amor, nem de verbalizar o que sente. E lá estava ele indefeso, a chorar, a dizer que não era perfeito, mas que me amava acima de tudo e que queria envelhecer ao meu lado. Retirou um anel (lindo) do bolso do casaco e pediu-me ali em casamento, com a natureza como testemunho do nosso amor...

Quase parece mentira que após 11 anos de namoro ainda consiga mexer tanto comigo, como ainda me faça sentir borboletas a aquecer-me por dentro, como ainda consigo sentir saudades opressoras dele enquanto estou no trabalho... A vida pode ser tão doce...


Depois de reler este post, dou-me conta que sou mesmo lamechas, porra! O meu marido é o melhor do mundo, já toda a gente sabe. O vosso é que é? Desconfio, por isso contem-me lá como foi «o vosso pedido»...