sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Os aditivos alimentares e outros segredos escondidos nos rótulos



O Marketing tem várias estratégias para nos levar a comprar produtos supostamente mais saudáveis. Recordo com um sorriso o mais recente chavão "biológico" nos cubos Knorr. Dizem ser produtos light, sem açúcar adicionado, rico em fibras, receita tradicional, detox,... mas se olharmos com atenção para os rótulos, afinal são poços de ingredientes refinados e de aditivos, que podem ter um efeito muito nefasto na saúde. Actualmente existe mais de 300 aditivos autorizados... 

Desconfiar é a palavra de ordem
Corantes, edulcorantes, conservantes, etc., os aditivos alimentares invadiram a nossa alimentação.  Olhem sempre para as etiquetas e tentem perceber se estão a fazer uma boa opção. As listas de ingredientes mais curtas são as melhores, porque normalmente pertencem a alimentos com menos aditivos.

Hoje os aditivos são usados para dar mais sabor, uma cor mais atractiva e para aumentar os prazos de conservação. 

Basicamente, existem 5 categorias:
- Os corantes (E100)
- Os conservantes (E200)
- Os edulcorantes (E900 ou E400)
- Os antioxidantes e acidificantes (E300)
- Os agentes de textura (E400) 

Evitem alimentos com muitos "E". E atenção, mesmo os aditivos naturais podem ser perigosos para a saúde, em determinadas doses. 


Por isso, prefiram alimentos simples, pouco processados: frutas, legumes, carne, peixe frescos; produtos lácteos mais simples, queijo, etc. Evitem produtos de charcutaria. E cuidado com os edulcorantes: é preferível reduzir a quantidade de açúcar de uma forma geral. Desconfiem sempre nas publicidades. 

E lembrem-se: os rótulos apresentam os ingredientes que compõem o produto por ordem decrescente de quantidade. Assim, alimentos que tenham como primeiros ingredientes o açúcar, óleo e gorduras devem ser escolhidos com muita modelação. 

Produtos Light, 0% ou magros
O marketing gosta muito destas denominação, mas nem sempre quer dizer que estamos perante um produto saudável, porque muitas vezes o que se retira em açúcar é compensado em teor de gordura e vice-versa. Há casos em que o produto original é mais interessante nutricionalmente. 

Um produto light significa que teve uma redução de pelo menos 30% na quantidade de gordura ou sal ou açúcar em relação ao produto original. Um produto 0% indica a eliminação total de um desses nutrientes. Os alimentos magros são os que têm uma redução no teor de gordura (como o leite). 

Resumindo: é preferível apostar sempre em produtos frescos, da estação, de origem local e ler sempre com atenção os rótulos dos alimentos.

1 comentário:

Maria disse...

os rótulos para quem não estiver minimamente informado são enganadores