terça-feira, 24 de outubro de 2017

Quando um livro te lê a alma


Ao ler as páginas deste livro, abri uma porta para o meu coração. É estranho esta sensação de ver um reflexo de nós nas páginas de um livro, escrito por uma pessoa que não nos conhece. Mas que consegue descrever na perfeição tantos sentimentos: o medo, a superação, a dor, as memórias felizes. Há poucos livros que têm a capacidade de nos ler a alma e de nos falar ao coração. É um livro intenso e sensível, sem o parecer, porque é doce, jocoso, e de uma beleza indescritível. Aborda temas duros com uma leveza tocante. Acho que só quem já passou por um grande momento de perda é que conseguirá ver a essência deste livro. E eu revi-me tanto na procura incessante de como superar a perda. Como viver sem o nosso pilar, uma parte de nós. Passaram 7 anos e hoje sei que nunca conseguirei superar a morte do meu pai. 

Este livro fala-nos de uma Enciclopédia dos sentimentos, em como objectos, cheiros e sabores têm o poder de nos transportar para lugares felizes, para os braços de certas pessoas,... A mim, o cheiro a café acabado de moer e a madressilva irá sempre levar-me a minha casa de infância em Paris. O cheiro a terra molhada a Vila Flor, depois das grandes trovoadas de Verão. Certas comidas transportam-me directamente para a mesa com comensais que já partiram. Os cheiros provocam reacções surpreendentes e incontroláveis. 

Mas do que fala mesmo o livro? De Monsieur Perdu que é o proprietário da Farmácia Literária, um barco-livraria atracado em pleno rio Sena, em Paris. Aqui prescreve os livros de acordo com os males da alma de cada leitor. Jean Perdu sofreu uma grande perda e passados vinte anos recebe uma carta que lhe vai mudar o destino e por isso empreende uma viagem até ao sul de França, até ao seu passado, até aos seus demónios. 

Este é um romance surpreendente, mágico, com frases deliciosas. A escrita é madura, sensível e cada palavra esconde uma imagem. Deixo apenas duas frases: 

"O medo transforma um corpo como um escultor inábil transforma uma pedra imperfeita. A diferença é que és esculpido por dentro e ninguém vê quantas lascas e camadas vais perdendo. Ficas cada vez mais magro e instável interiormente até que o mais pequeno sentimento basta para te derrubar"

"No fundo, a morte não significa absolutamente nada. Ela nada altera na vida. Permanecemos sempre o que fomos uns para os outros." 

Este é daqueles livros que se amam ou se odeiam. A mim, tocou-me profundamente. 

2 comentários:

TheNotSoGirlyGirl disse...

olha no outro dia estive quase para comprar este livro! comprei em vez deste, o novo do dan brown!

TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

Dina disse...

TheNotSoGirlyGirl: são livros bem diferentes. Mas também tenho o do Dan Brown na lista. já o leste? É giro?