sexta-feira, 9 de março de 2018

A filha do Pântano | Karen Dionne


Este é daqueles livros que se destacam por ter uma história que foge ao normal, dentro do género de thriller psicológico. O livro desenvolve-se em torno da história do rapto da mãe de Helena, a personagem principal, que é raptada com apenas 14 anos e mantida prisioneira em pleno pântano da Península Superior do Michigan. Desta relação nasce Helena que, sem saber da história de família, idolatra o pai e adora a sua vida "selvagem".

Já adulta, Helena é casada e tem duas filhas, quando descobre que um presidiário se evadiu da prisão de alta segurança e esse presidiário é o seu pai. E a caça ao homem começa... E esta transporta o leitor até vários episódios da infância de Helena ao mesmo tempo que acompanhamos a perseguição de Helena ao seu pai, o rei do Pântano, que lhe ensinou a caçar e a perseguir as suas presas.

O livro lê-se muito bem, e prende-nos até ao fim, com um ritmo acelerado. Faz-nos pensar se a vida em estado selvagem, sem electricidade, água corrente, telemóveis e afins, é melhor ou pior do que a vida moderna, como todos a conhecemos. 

É um livro que fala sobre amor e o poder psicológico que temos sobre os outros porque nos amam. Mostra-nos como as nossas recordações da infância podem não corresponder exactamente à verdade... 

Sem comentários: