Tenho a sorte de poder trazer marmita para o trabalho. Assim, sei aquilo que realmente como. Mas há quem precise de comer fora todos os dias, o que se pode tornar problemático.
Hoje em dia, têm surgido vários restaurantes com pratos mais saudáveis, e há cada vez mais sítios que oferecem, por exemplo, acompanhamentos mais interessantes em termos nutricionais. Já há pelos menos dois sítios em Lisboa em que se pode ir comprar marmitas saudáveis, como o Club Life to Go.
Mas de uma forma geral, se frequentarmos aquele típico restaurante de rua, a maioria das vezes as opções são muito limitadas e deparamo-nos com pratos cheios de molhos, batatas fritas e pouco mais.
Mas há truques simples para minimizar os estragos:
- Escolher bem o restaurante. Há locais que mais vale riscar logo da lista, como McDonalds, telepizzas, e afins.
- Abdicar do pão, das azeitonas, dos rissóis, entre outras entradas que possam estar na mesa. Se a fome apertar, sempre pode pedir uma sopa. O ideal é ter feito um lanche a meio da manhã para não chegar à hora de almoço com uma fome tremenda.
- Pedir sempre salada ou legumes para acompanhar o prato.
- Optar pelos pratos grelhados, sem molhos.
- Optar pela melhor opção de hidratos de carbono. O arroz branco é sempre preferível às batatas fritas.
- Resistir à sobremesa ou optar por fruta fresca. Mas dias não são dias, e se a sobremesa valer mesmo a pena, sempre pode dividir com quem for almoçar consigo.
- Se gostar tanto de sushi como eu, tente privilegiar as peças com menos arroz e sashimi, e não abuse dos molhos.
- Comer devagar é uma regra de ouro, dentro ou fora de casa.
- Evitar os refrigerantes. Admito que quando vou a um restaurante nunca resisto à minha Coca-cola zero
Mas se for a um restaurante para uma ocasião especial, ou para conviver com amigos, o mais saudável será mesmo não fazer da refeição um bicho de sete cabeças e aproveitar o momento, desfrutar do convívio e da boa comida. Porque comer tem de ser sempre um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário