O natal está mesmo à porta e as calorias extra também. Não há como fugir, mas também o Natal é uma vez por ano, por isso temos de gozar os momentos. Até porque cada colher de sobremesa traz também grandes recordações (aquela filhó que sabe a avó, a infância, etc.). A minha solução para os estragos não serem demasiados, vai ser fazer uma degustação pequena das minhas sobremesas preferidas.
No momento de preparar as sobremesas, basta fazer algumas escolhas saudáveis: retirar algum açúcar (há receitas às quais conseguimos tirar quase metade da dose), optar por adoçantes naturais em vez do açúcar branco, fazer as rabanadas ao vapor ou no forno em vez de fritas, optar por ingredientes mais light, ter fruta fresca laminada, queijo fresco, etc.
Lá em casa, as sobremesas mais tradicionais coabitam com algumas mais "modernas". A minha sobremesa preferida é o Cheesecake: amo qualquer tipo. A semana passada testei uma receita fit e queria deixar-vos a sugestão para, quem sabe, poder constar na vossa mesa natalícia.
Ingredientes para a base:
- 100gr de farinha de aveia
- 1 pitada de canela
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de azeite
Para a camada de queijo:
- 4 ovos (eu só tinha 3 e foi o que usei)
- 50 gr de mel
- 600 gr de queijo quark (eu usei Fromage blanc 0%)
- 2 colheres de sopa de polvilho doce
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Preparação da base:
Juntar todos os ingredientes e misturar bem. Colocar a mistura numa forma pequena com fundo amovível, espalhá-la bem e pressionar para que fique bem compacta. Levar a base ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos.
Para a camada de queijo:
Bater os ovos com o mel até que a mistura ganhe volume e fique fofa (demora cerca de 3 minutos). Adicionar o queijo e continuar a bater. Juntar, por fim, o polvilho doce e o extrato de baunilha. Bater até que ambos estejam incorporados e transferir então o preparado para a forma com a base de aveia (não precisa de estar fria), levando-a novamente ao forno (ainda a 180ºC) durante cerca de 30 minutos. Retirar o cheesecake do forno, deixar arrefecer e guardá-lo no frigorífico. Na hora de servir, colocar topping: fruta esmagada e canela, doce, chocolate negro derretido...
Toda a gente gostou muito da sobremesa, mas não é mesmo doce. Sente-se bem a falta do açúcar, por isso quem gosta de pratos bem doces pode não gostar. Sugeria acrescentar mais mel ou então apostar num topping mais doce. Aqui experimentamos com doce e fruta esmagada. Adorei a versão com dióspiro esmagado e canela. Fica a sugestão!
Sem comentários:
Enviar um comentário