quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sonhos e paixões literárias


Desde que voltei aos transportes públicos, tento tido bem mais tempo para me dedicar à minha paixão pela leitura. E isso deixa-me tão contente, apesar da lista de "desejos" ser sempre maior do que o tempo disponível...

Li o 1º e 2º volume da trilogia As Faces de Victoria Bergman. Quando se começa a ler o primeiro livro, pensamos "ok, lê-se bem mas onde é que quer chegar" e chegamos a um ponto é que se revela toda a genialidade dos autores. E claro que ficamos em pulgas pela continuação. O segundo volume não decepciona. É um thriller muito bem conseguido, onde é difícil de perceber quem é quem.  5 estrelas. E claro estou a aguardar pelo 3º volume com impaciência.

O escândalo Modigliani de Ken Follett foi decepcionante. Quem está habituado às grandes obras primas dele, não reconhece o talento de Ken Follett neste livro. Outra desilusão foi Os memoráveis de Lídia Jorge: tinha tudo para dar certo mas foi das leituras mais penosas que tive na vida.

O Verão quente de Domingos Amaral é daquelas leituras leves e agradáveis. Mistura o género policial com dados históricos (a trama passa-se no pós 25 de Abril) e aprendi muito sobre o clima que se vivia nessa época no nosso país. Recomendo.

Li ainda os Objectos cortantes da Gillian Flynn e os Lugares Escuros da mesma autora. Óptimos trillers apesar de ter gostado mais do primeiro: deixa-nos mais apreensivos, mais nervosos. Mas recomendo ambos. 

Acabei ontem As Luzes de Setembro de Carlos Ruiz Zafón. Só o nome do autor diz tudo, não é? É uma escrita mágica, envolvente. Eu apaixono-me pelas histórias dele, pela maneira como me envolve com os acontecimentos. E eu não sou fã do estilo "fantástico". Quem ainda não tiver descoberto este autor, por favor, colmatem já este grande erro. Carlos Ruiz Zafón é melodia, é sonho, é magia. 


2 comentários:

Jo disse...

Acreditas que ainda não li nenhum dos que aqui referiste mas tenho-os a TODOS na minha lista "para ler"? Tenho que tratar disto ;) O "problema" é que alguns deles gostava mesmo de ter em vez de pedir emprestado ou requisitar... pelo que poderá demorar mais um bocadinho a chegar à leitura ;)

Dina disse...

Jo: sabes o que tenho feito ultimamente. Tenho comprado alguns em segunda mão. E olha que parecem mesmo ser novos. Acho que vale mesmo a pena Por exemplo, os da Gillian comprei os 2 pelo preço do que daria por um na Wook por exemplo...