quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A cultura do "miserável" ou "coitadinho"


Temos de supor que a blogosfera retrata a nossa sociedade. Que nos comportamos em rede com a mesma postura e ética do que na vida real.

Se publicares uma fotografia tua, em versão trampolho, com roupa descoordenada, sem gosto estético aparente, recebes imensos elogios. Se publicares uma foto tua, vestida com elegância, com um aspecto saudável, com peças da última colecção, só recebes críticas mesquinhas e desrespeituosas. 

Teremos nós falta de frontalidade e sinceridade para dizer a alguém que fez uma escolha menos feliz? Será que o nosso subconsciente quer incentivar ao erro e à desgraça, porque gostamos de ver os outros mal e infelizes para podermos sobressair à conta da desgraça dos outros? Teremos dificuldade em apreciar o sucesso alheio? Em cohabitar com o bom gosto e a beleza dos outros?

Porque não somos capaz de aceitar opiniões diferentes? Sabemos que a nossa vida é uma treta mas os outros não o podem dizer, porque aí partimos à guerra dizendo que não, a nossa vida é maravilhosa!

Quando vejo polémicas porque alguém assume que o povo português está gordo: sim somos gordos! e a culpa é nossa! Quando vejo a polémica criada porque alguém gostava de comer descansada no restaurante em vez de aturar as birras dos filhos dos outros, temos que admitir: as crias são nossas, são chatas e ninguém além de nós tem que as aturar. Afinal somos nós e só somos que decidimos procriar.

Há atitudes que me ultrapassam mesmo e que nunca conseguirei entender...

2 comentários:

Fashionista disse...

outro dia estava a pensar no mesmo!

Tsuri disse...

Lá nisso tens razão! Totalmente de acordo!