quinta-feira, 31 de julho de 2014

Momentos


Nestas férias, tive o meu pequeno momento mágico. Estive algumas horas com o irmão do meu pai que sempre foram muito semelhantes: a mesma textura de pele, a mesma cor de pele café com leite, a mesma cor de olhos verdes azulados, as mesmas mãos grandes e dedos longos, os mesmos jeitos, o mesmo sentido de humor. São tão parecidos que filhos e netos já os confundiram, eu inclusive.

Por momentos fui transportada para outros lugares e outros tempos. Matei saudades do meu pai através dele. Vi o meu tio brincar com o meu filho, sabendo que seria daquela forma que avó e neto brincariam. Tive vergonha de lhe pedir para lhe dar um abraço mais apertado e um beijo mais longo na bochecha. Mas soube tão bem estar com ele.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bom e barato


Uma descoberta agradável das férias: o creme Barbaria para peles secas e muito secas. É daquelas opções boas e baratas. O boião custou-me 2.49€ no Jumbo, tem um cheiro agradável e hidrata mesmo eficazmente a pele (textura de creme gordo). Não é um Barral, mas para ir intercalando é muito bom. Melhor do que o creme gordo da Vasenol na minha opinião. 

terça-feira, 29 de julho de 2014

De volta



As férias acabaram e tem custado muito voltar ao ritmo frenético da capital.

Correu tudo bem. O Simão adorou a aldeia: a primeira coisa que disse ao sair do carro foi "ohhh tanta rua" :) Fartou-se de brincar ao ar livre, na piscina e no rio. Foram momentos em família maravilhosos. Descanso puro e sem stress. O Simão tem uma relação muito boa com a minha mãe e adorei vê-los juntos. O Simão cresceu imenso nestes dias: já fala mais, deixou às fraldas, o biberão. E as feições mudarem: deixou o ar de bebé para trás. Eu e o maridão estamos mais juntos: as férias trouxeram-nos maior proximidade. Espero que dure.

A parte mais complicada de gerir foi a minha mãe. Tem um feitio horrível. O isolamento e a idade fizeram dela uma pessoa tão azeda com tudo e todos. Foi bastante difícil de gerir porque me sinto culpada por não sermos muito próximas, mas não consigo aguentar certos comportamentos e feitios.

E agora voltar? Custa tanto. Ver se arranjo tempo para postar algumas fotos das férias...

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Férias!!


Hoje ao final do dia rumamos até à aldeia! O sentimento é misto: expectativas de descanso, de voltar às raízes, aos sítios onde fui feliz, recarregar baterias, aproveitar ao máximo a minha mãe, dar a conhecer aquele lugar ao meu filho, etc.

Admito que também estou com muito receio de como as coisas vão correr com o marido já que não sei como vai lidar com a presença da mãe. Sei que depois destas férias ou saimos de lá revitalizados ou separados. 

O pequeno teve febre ontem mas hoje parece que acalmou. Eu estou com uma crise enorme de alergia. Mas vai tudo correr bem.

Vou e vou ser feliz. Até breve!

segunda-feira, 7 de julho de 2014


Há dias em que tenho que viver em piloto automático. Desligar os meus pensamentos e sobretudo o meu coração. Viver sem emoção, para não enlouquecer, para não perder a razão. Sei que um dia hei-de acordar: as emoções vêm ao de cima e tudo é pior. Mas vou adiando. Tem sido dias difíceis. Em que não me consigo libertar deste sentimento de culpa, de abandono, de traição. Sei que é irracional. Sei-o melhor do que ninguém. Mas o amor é irracional. O amor não se explica e apenas de sente. E quando se descontrola, perdemos o rumo. Eu sei que hoje tenho um filho que não me deixa afundar. Porque ele é o que mais importa. Mas sei que nunca conseguirei fazer renascer uma parte de mim.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Das dietas


Não me venham com coisas: não me digam que no Verão é mais fácil manter o peso e emagrecer. Nunca funcionou para mim e sofro exactamente do contrário. Posso considerar-me uma pessoa magra mas engordo facilmente (e os problemas hormonais não ajudam). O Verão traz consigo tanta coisa boa que vão direitinhas para as ancas e a barriga: 

  • Petiscos que adoro: mexilhões com molhos (batatas fritas e pão no molho), ameijoas, camarão, tremoços
  • Cerveja, sangria e refrigerantes
  • Churrascadas e horas passadas à volta da mesa
  • Sobremesas deliciosas
  • Gelados
Odeio quando olham para mim e me dizem "mas tu podes". Porque se estou com este peso é graças a um controlo muito grande da minha gula assassina. E sabe Deus o quanto é difícil resistir a algumas tentações. 


terça-feira, 1 de julho de 2014

Poder de argumentação


Com os anos, aprendi que por vezes, nada valem os grandes discursos. O poder da argumentação reside em declarações curtas e decisivas.

Este ano temos dois periódos de férias: Julho e Setembro. Prometi ao homem que no Verão iríamos passar quinze dias a Vila Flor (apesar de a mim só me apetecer rumar ao Algarve aproveitar a praia e estar longe da sogra). Mas aos poucos mentalizou-se que passaríamos também as férias de Setembro na aldeia.

Eu expliquei-lhe que queria pelo menos fazer uma viagem curta a uma capital europeia. Ele disse que adoraria mas preferia ir à aldeia. Expliquei-lhe os meus argumentos e calei-me durante semanas.

Voltei a referir que em Setembro queria ir a Barcelona uma semana e que a outra podíamos ir a aldeia. Ele responde "gostava mesmo tanto de ir a Barcelona mas assim só ia passar uma semana com a minha mãe". Nem respondi.

No fim-de-semana, viu-me com o Booking aberto e o cartão de crédito. E perguntou-me o que estava a fazer: "a reservar passagens e estadia para mim e o Simão em Barcelona", e toda sorridente "depois vamos ter contigo à aldeia".

E pronto passagens e estadia reservadas para três pessoas! Sem dor, nem esforço....