quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Generation gap


A minha mãe foi-se embora e deixou para trás um trago misto de saudades e de mágoa. A nossa relação está cada vez mais difícil. O Luís diz que é da idade e de estar habituada a viver sozinha. Não sei. Só sei que certas coisas que diz e faz magoam muito, principalmente numa fase mais sensível. E mais tenho saudades do meu pai. Dávamos-nos tão bem. Ele expunha sempre a sua opinião e o que achava melhor para mim, mas nunca me impôs nada. O silêncio completava-nos. Agora ser criticada constantemente por ninharias, fazer-me a cabeça, criticar o nosso estilo de vida (como o marido dormir até às 13h porque trabalhou toda a noite e se deitou às 9h da manhã...), e exigir que não diga nada, é demais para mim. Sinto um nó cá dentro.

Ela não pode impor regras em minha casa e no filho que vai nascer. Só por pensar diferente, ouvi dizer, entre outras coisas, da minha própria mãe que eu serei uma péssima mãe. Assim. Dói. Se dói. Ah e fazer-me a cabeça porque continuo anorética mesmo depois de ter engordado quase dez quilos. Pois. Não tenho paciência. Pode não ser por mal, mas ressinto as coisas. Eu sou assim.

28 comentários:

Sónia disse...

Como eu te entendo...eu e a minha mãe também nos estamos a dar cada vez pior :(

Miss L. disse...

Ai amiga...cm te entendo! Por aqui tb se ouvem criticas por tudo e por nada! Não posso estar cansada, ou expressar outras coisas quaisquer mesmo básicas sem q tenha q ouvir qq coisa...!Tb me cansa e chateia mt! O melhor é tentarmos não ligar mesmo! E não ligues ao q ouviste sobre não seres uma boa mãe! As nossas mães tb não sabem o q isso é...aliás duvido q alguém saiba...há sempre falhas por melhores e tentemos ser!
Faremos o nosso melhor e o q é certo é q com as cenas delas aprendemos tb aquilo q não iremos querer ser de certeza;)
Beijao barrigudo!

Fashion Tips- Alexandra disse...

Olá :)

Pensei ser a única a passar por algo semelhante. Apesar de ser mais nova sei o que é viver com relações assim, quando ao nosso lado existem pais completamente diferentes que em vez de criticarem ( muitas evzes sem razões) apoiam e mostram afecto. O que tento fazer é evitar que isso me afecte e nao deixar de viver a minha vida nem de fazer o que quero!

Opinante disse...

Possa... calculo como te sentes!
Também me sinto não incompreendida, não desrespeitada mas... triste com algumas opiniões da minha mãe!
Não é facil, e dói muito e dói ainda mais quando se sofre em silêncio por ela perceber que nós é que estamos erradas! E que fazemos sempre o errado!

Eu não desabafo nem metade com o meu marido porque tenho a certeza que ele se ia "passar", mas ela é muito ciumenta, e o facto de estar perto dos sogros e longe dela/deles (dos meus pais), afecta-a...
Acho que será isso... ou então não é só isso... sei lá!

Eu percebo-te, apenas te digo para não ires abaixo, e agarrares-te
à ideia que vais ser uma excelente mãe! E que tens ao teu lado um marido que amas!
FORÇA!

Alminhas disse...

Querida Dina:)
Eu sei que custa, mas não podes dar muita importância a essas coisas. São vidas e mentalidades diferentes. Ela também deve-se sentir sozinha e por tende-te a castigar. A partir de uma certa idade é assim. Não vale a pena andares a stressar-te com isso. O teu marido tem razão.
E tu jamais serás uma péssima mãe!! Muito pelo contrário, vais ser uma mãe galinha;) Esse bebé foi tão desejado e já é tão amado. Não permitas que ela ponha isso em questão. Sorri e pensa só no teu bebé e nesse amor que só tenderá a crescer:) Beijocas grandes

Isa disse...

Oh Dina como me custa que estejas A sofrer, principalmente numa fase de alegria e esperança... só espero que tenhas força e te foques nas coisas mais importantes. Beijinhos grandes

rosa_chiclet disse...

não deve ser nada fácil, por vezes mais vale não falar ou ouvir com pessoas assim, apesar de ela ser tua mãe tem de ter limites..

E não te preocupes vais ser uma excelente mãe :)

kisses***

Tsuri disse...

Dina, como lamento. Talvez seja também o ressentimento e a pressão por estar longe e sozinha, não será? Depois dispara contra ti, mesmo que não tenha qualquer razão para o fazer.
Oxalá essa relação melhore e fique mais doce, principalmente porque vem um bebé não é?
beijinhos e muita força

Suspiro do Norte disse...

beijinho no coraçao e animooooo...

Dos 40 em diante!!! disse...

Tem calma querdida....beijo

Leni disse...

eu sou como tu...espero que a vossa relação melhore mas não deixes que interfira na tua vida e acima de tudo na tua felicidade. Não é por ser mãe que tem esse direito. E é claro que vais ser uma boa mãe! beijoca

Filipe disse...

É quase sempre assim... os nossos maiores criticos são aqueles de quem mais gostamos...
a familia tem essa capacidade terrivel de destruir em poucas palavras a auto-confiança que todos devemos ter e q, tantas vezes, custa a crescer!
É assim a vida... não ha mesmo volta a dar... chega a um momento em que por este ou aquele motivo, as mães só sabem ver defeitos e pensar diferente de nós! Esquecem que os filhos crescem e não conseguem conviver com a independendia e opinião dos filhos!
Por muito que custe... e por menos credibilidade que possa parecer ter a ideia do teu marido, a verdade é mesmo essa... não ligues!

Rita disse...

Ler o teu post fez-me pensar que existem vidas tão baralhadas quanto a minha.. sei que as palavras dos outros nunca são as suficientes, quando o que sentimos é tão nosso, que mal dá para explicar. A não ser que dói, e muito. Não é (felizmente!) nos exemplos que temos no sangue que aprendemos a 'remar' na nossa vida. Alguns ajudam a dar força, outros ensinam-nos quais os caminhos que devemos seguir e outros, ainda, provam-nos que realmente, não é esse o rumo que queremos para nós. Está dentro de ti aquilo que és, como queres viver a tua vida, como sentes e como reages. Quando fores mãe, vais realmente entender (eu sei que vais!) que , aquilo que planeamos para aquele pequeno ser, muitas vezes cai na porta ao lado.. só temos de lhes dar a mão e estarmos presentes nas suas felicidades, nas suas tristezas, nas suas conquistas e derrotas. Acredito que se Deus te deu a benção de uma vida, é porque viu em ti todas as qualidades para seres boa mãe. Tudo o resto, minha querida, não importa mesmo nada, além daquilo que te faça feliz.
Um beijinho grande e espero sinceramente que tudo se resolva, se recomponha, que a harmonia reine..

Mary disse...

Olá Dina, sempre que venho ao teu blog lembro-me da minha mãe porque têm o mesmo nome. E hoje não devo deixar de comentar. Estou numa fase da minha vida em que é necessário tomar decisões e seguir caminhos e sempre pensei que no futura teria a minha Mãe ao meu lado mas as coisas têm se tornado comlplicadas. Ele teve o direito de seguir os seus caminhos mas esqueceusse que eu tambem tenho esse direito e qualquer assunto serve para criticar. Bem espero tanto que aminha fase passe como tua e que a vinda de um bebé mude isso. :) Beijinhos

Anónimo disse...

:( É complicado... Tenta não dar importância, é difícil, eu sei, mas tenta... Pensa no teu bebé. :)

Beijinhos e ânimo!

Lua

Sofia disse...

Sei que custa muito (pelo menos imagino pois a minha mãe era excepcional)...mas, mais custa não ter uma mãe viva ao nosso lado

Verinha disse...

Sei bem o que isso é...
Sabes o que é melhor é ignorar, eu sei que é dificil mas é o melhor.

Bjks***

Turista disse...

Querida Dina, sei muito bem do que falas e como podes ver pelos comentários que aqui deixaram as outras pessoas, não estás só nesta "cruzada".
Muita força para ti e para mim! ;)

Devaneios.de.mestra disse...

Minha querida põe, mais uma vez, para trás das costas. Agora pensa só no bebé lindo que aí vem :)

Sairaf disse...

Inspirar fundo e pensar positivo, quem escreve como tu e desabafa tudo na perfeição não me parece que vá ser uma má mãe. Sorrisos :)
Abraço doce para dar muita força.

Maria disse...

Acredito que doi e muito...não entendo como certas mães podem magoar assim as filhas!A minha já teve uma fase mazinha, mas ultimamente têm-me apoiado bastante!
Só desejo que isso se ultrapasse e que perceba a tempo que há sentimentos que devem ser mostrados e vividos num tempo certo, tempo esse que voa...Bjinho

Cláudia disse...

Bem, isso é uma sitação complicada. Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade em perdoar quem me magoa, principalmente se era quem mais tinha o direito e obrigação de me querer melhor.
às vezes, para sermos felizes, temos mesmo que pôr um travão e distanciarmo-nos o máximo possível. Eu vejo pelo meu pai, só começou realmente a ser feliz quando deixou de ter contacto em absoluto com uma mãe asfixiante que queria tudo menos vê-lo feliz.

Tenta não pensar no assunto e ser feliz com a tua verdadeira família: o teu marido e o bebé que vem aí.

Saltos Altos Vermelhos disse...

Ai Dina... deve ser muito difícil, a minha mãe é tudo para mim e não compreendo essas atitudes de outras mães! Vais ser um a excelente mãe, tenho a certeza!
Mas talvez a vida tenha sido dura com a tua mãe e isso é um "escudo" de protecção!
Beijinhos grandes!

PrincesSu disse...

É muito complicado :(
E triste...

Pois ela nunca te deveria dizer uma coisa dessas! É muito cruel... ela própria não está a ser boa mãe com atitudes dessas, perdendo toda a razão ao dizer uma coisa dessas!


Bjinhs e muita força
Su

Ana FVP disse...

Dina, há mães bastante difíceis... Mas tu és uma mulher cheia de decisão e muito obstinada, por isso tenho a certeza que consegues ultrapassar essas críticas e ver o mundo pelos teus olhos. Não fiques insegura com as críticas da tua mãe.

Acredito que pessoas muito críticas o são para distrair as outras pessoas dos seus próprios defeitos :)

Pensa nisso!

Vais dar uma mãe excelente.

Ritokas disse...

Querida Dina,
Lamento que neste momento tão feliz como a benção de uma gravidez, a tua mãe não tente compreender que nem todas as vidas são iguais. No entanto penso que deve ser mais por estar ela própria sozinha do que serem a criticas a ela propria no entanto não podes ligar tens neste momento um ser a crescer na tua barriguita seja ela pequena ou grande, e é o mais importante agora. Não ligues e vais ver que a tua mãe se habitua as vossas diferenças. Beijinhos grandes ;)))

Guinhas disse...

Quando leio estas coisa, admito, dá me um nó no estomago porque nem consigo imaginar.Tenho uma óptima relação com minha mãe,e n consigo imaginar o contrário...

anf disse...

E duro receber pontapés de quem amamos,
mas vais superar isso e sim vais ser uma otima mãe,
bjo