quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Sinal de Vida | José Rodrigues dos Santos



Os primeiros livros de José Rodrigues dos Santos apaixonaram-me. O Codex 632, o Sétimo Selo, ... e depois começou a ser mais do mesmo e fiquei aborrecida e desiludida. A verdade é que ao manter o ritmo de publicação de livros deste senhor algo tinha de ficar descurado... E depois houve uma altura em que consultei o site do autor e percebi que nada estava escrito em português: e senti-me ultrajada por descurar a sua própria língua e os leitores do seu país. E decidi nunca mais comprar nenhum livro deste senhor... mas vou sempre lendo o que aparece na biblioteca.

Vaticanum, o livro anterior de Tomás de Noronha, foi péssimo e tive receio quando peguei no Sinal de Vida. Mas foi uma agradável surpresa e admito que me levou de volta ao tempo em que a leitura dos romances deste senhor me cativava como ninguém.

O tema deste livro é soberbo (tenho a dizer que também tive uma fase em que sonhava ser astronauta): a própria vida. A vida é um acaso ou tem um propósito no Universo? Existe vida para além da Terra? De onde viemos e para onde caminhamos?  

Ficamos a conhecer muitas curiosidades biológicas, químicas, físicas e matemáticas que nos fazem pensar sobre o nosso lugar no mundo. Gostei imenso. Acho que este livro vale muito a pena. É cativante: é difícil fechá-lo ao sair do comboio ou antes de ir dormir. Embora o final tenha sido um pouco previsível. 

Tudo começa quando um observatório astronómico capta um sinal de vida do espaço. Quando a NASA se apercebe que um objecto de se dirige para a Terra, esta prepara com urgência uma missão espacial para contactar com os "extraterrestres": e Tomás de Noronha é recrutado para comunicar com eles...

Aqui está um belo presente de Natal para amantes de romances que misturam suspense e ciência.

1 comentário:

Mary Silva disse...

Estou surpreendida pela tua opinião, uma vez que eu ainda não li este livro exatamente porque tinha a mesma opinião devido aos últimos, agora fiquei curiosa essa é que é a verdade a tua opinião deixou-me curiosa ;)