sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Ser intolerante à lactose




Decidi escrever este post porque pode haver mais pessoas a passar por uma situação semelhante. Sempre tive alguns problemas digestivos, pelo que sempre tive de ter cuidados com a alimentação (intestino lento), que eram agravados pelos picos de stress (e eu sou stressada por natureza). Mas nas últimas semanas, chegava ao fim do dia com uma barriga tão dilatada que parecia estar grávida de 5 meses (sem exageros), era muito doloroso e desconfortável. 

Comecei a reparar que os sintomas pioravam nos dias em que ingeria queijo ou iogurte ao lanche. E decidi fazer um teste: retirar a lactose da minha alimentação. Os resultados não tardaram: os sintomas desapareceram por completo. Por isso, decidi manter a dieta sem lactose e estou a pensar fazer um teste respiratório de hidrogénio para confirmar. A Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia estima que cerca de um terço da população portuguesa sofre desta intolerância.


O porquê da intolerância à lactose? Quais são os sintomas?
Quando o nosso organismo não produz lactase suficiente para permitir a absorção da lactose, esta permanece inteira no intestino causando desconforto abdominal, dor, diarreia, náuseas, flatulência e inchaço abdominal.



 


O que vale é que recentemente muitas marcas têm lançado produtos sem lactose. Já se encontram gelados, queijo creme, queijo fresco, iogurtes, natas, etc., sem lactose, e até de algumas marcas brancas. Infelizmente é difícil encontrar versões "magras" dos produtos sem lactose. Neste momento estou a beber leite Mimosa magro (mas comprei um do Jumbo a ver se sabe bem), iogurtes de soja e queijo fresco da Paiva que me parece ter a melhor oferta nutricional.

Há mais pessoas a passar pelo mesmo?

5 comentários:

A Extraterrestre disse...

Sofro exactamente do mesmo mal. Atenção que o queijo flamengo é naturalmente "lactose free"!!

Marisa Sobral disse...

Eu sou intolerante à lactose e nas refeições em casa, já me adaptei perfeitamente. O pior é quando tenho que fazer refeições fora de casa, porque ainda há poucas alternativas nos restaurantes e muitos empregados não sabem se determinado produto contém ou não lactose. Mas acredito que vamos evoluir e que tal como noutros países, passem a colocar os alergéneos na ementa. Bjs

Dina disse...

A Extraterrestre: não fazia mesmo ideia! Obrigada pela dica ;)

Girl in the Clouds disse...

Também tenho intolerância à lactose.......de vez em quando quando como algo que goste lá fico inchada e dorida!

Dina disse...

Girl in the Clouds: Horrível é mesmo comer fora de casa. Não é fácil controlar os ingredientes e ressinto logo