quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Trocas saudáveis



Cozinhar de forma mais saudável não tem de ser um bicho de sete cabeças. Por vezes basta algumas substituições que tornam o prato muito mais saudável, sem perda de sabor.

Apesar de ser visto por muita gente como um "monstro", o pão não é um alimento que tem de ser banido. Basta optar por pão integral (e variantes) e ter em atenção ao que se coloca por cima. Em vez da manteiga, pode-se apostar em queijo magro, banana esmagada com canela (e algumas nozes picadas), abacate, manteiga de amendoim ou compota sem açúcar.

Na confecção de bolos e na preparação de bebidas para os mais pequenos, em vez de chocolate e de "Nesquik", usem cacau. O chocolate é uma versão processada do cacau, com açúcar adicionado. O Cacau tem ainda mais sabor e é muito mais natural. 

Há quem diga que odeia peito de frango grelhado e peixe cozido. O segredo está em dar sabor a estes pratos. E isso consegue-se apostando no tempero/ marinadas, feitas com antecedência. Abusem do alho, do limão, das especiarias e das ervas aromáticas. Mas atenção ao sal.

Se não conseguirem abdicar daquele prato com natas, usem as de soja, ou então iogurte, ou queijo quark. Fica muito saboroso na mesma. 

Tenho tentado retirar ao máximo o açúcar da minha alimentação, tentando evitar processados, usando a banana para adoçar os bolos, apostando no mel e na stevia. Há quem use açúcar de coco ou açúcar amarelo.

Os cereais de pequeno-almoço são verdadeiros poços sem fins de açúcar. Tento ao máximo que o Simão não coma todos os dias. Vejam bem as fichas nutricionais das diversas marcas. A verdade é que as marcas brancas têm muito mais açúcar, por isso aproveitem as promoções para comprar as melhores opções. Existe já algumas variedades de cereais sem açúcar. Ou os flocos de aveia/ granola, mas nem sempre é fácil os pequenos alinharem nessas variedades.

1 comentário:

Unknown disse...

Óptimas sugestões! Gosto muito do Queijo Quark, em especial o que se vende no LIDL. Quanto ao peito de frango grelhado, sou fã! Com legumes, então, ainda melhor!