quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Das dietas que são um estilo de vida


No escritório, estão sempre a apontar-me o dedo. Porquê? Porque como fruta, porque aposto em snacks saudáveis, porque bebo bastante água, porque como verdes a todas as principais refeições, porque não como batatas fritas, bolachas industriais, nem chocolates com eles durante o dia. 

Oiço constantemente "tu não precisas de estar sempre de dieta". Mas quando é que as pessoas vão perceber que não se trata de uma dieta mas de uma opção de vida equilibrada que não prejudique o meu organismo. Dizem-me também muitas vezes: "vais morrer na mesma". Verdade. Mas no dia em que me encontrar estendida numa cama de hospital, a ver o meu corpo falhar, não me hei-de culpar pelos meus próprios excessos... Já vi com os meus olhos o que as doenças coronárias e o cancro fazem, por isso, prefiro optar por um estilo de vida saudável. 

Há muitas frases feitas que ouvimos por aí e que não fazem sentido (para mim, que sou leiga na matéria):

- "Não deves comer entre as refeições": normalmente, faço 5 refeições por dia, o que a maioria dos nutricionistas aconselha. 3 refeições principais (um pequeno-almoço farto, com hidratos, um almoço normal, um jantar mais leve, um snack a meio da manhã e outro a meio da tarde). Isso faz com que nunca sinto uma fome tremenda que me faça querer assaltar o frigorífico. Saltar refeições faz com que o corpo comece a abrandar o metabolismo e a acumular reservas. 

- "não podes comer este tipo de comida": há alimentos que tento erradicar do meu prato: processados, açúcares e hidratos refinados. Mais uma vez por uma questão de saúde: o meu colesterol e a minha necessidade extra em fibra agradece. Mas se quiser um prato de feijoada, uma pizza, etc., como. O que se pode fazer é comer em quantidades mais pequenas. Ou então, tentar tornar aquele prato mais saudável mas saboroso na mesma. Por exemplo, em vez de natas, uso iogurte grego nas quiches. Em vez de maionese, uso molho de iogurte...

- "o azeite e esses frutos secos são super calóricos e estão cheios de gordura". Há gorduras boas e más. As calorias não me interessam: o que me importa são os nutrientes. Claro que não como saladas a nadar em azeite, é tudo uma questão de equilíbrio. Mas temos de ter bom senso: dois alimentos podem até ter as mesmas calorias, mas os aportes nutricionais são totalmente diferentes. 

- "quem treina pode"... pois acredito que deve depender da regularidade e intensidade do treino, mas de uma forma geral, mesmo treinando é preciso ter cuidado com o que se come. Porque se formos ver quanto tempo precisamos de correr, por exemplo, para gastar certos alimentos, até nos assustamos:
Para 1 lata de refrigerante, precisamos de correr 16 minutos
Para 1/4 de pizza, 43 minutos 
Para 1 menu com hambúrguer, batata frita e refrigerante, 2h10 
Para 1 donut, 30 minutos
Para 1 croissant,  25 minutos

Tudo na vida é uma questão de equilíbrio. E o que pode funcionar com uma pessoa, pode não resultar com outra. Cada um tem de encontrar o seu bem-estar, e ser feliz com as opções que toma. 

4 comentários:

umadas3irmas.blogspot.pt disse...

As pessoas sempre gostam de fazer comentários sobre tudo mesmo sem terem conhecimento de causa! E se for na vida de outras pessoas ainda melhor...
Deixa lá! Um dia também chegam lá...

Cherry disse...

Identifico-me contigo, a dieta é um estilo de vida, para sermos saudáveis e não apenas para emagrecer. Eu também passo sempre a vida a ouvir bocas do tipo " mas estás sempre de dieta, mas eu não ligo" :).
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry

S* disse...

Só assim funciona, fazendo dessa alegada dieta o teu estilo de vida permanente.

Cynthia disse...

As pessoas têm cá uma mania... não querem ser saudáveis, nem deixar os outros ser!