Nunca tinha lido nada de Paul Auster, e comecei pelo último livro por ele publicado (depois de estar sete anos sem publicar nada). A capa dizia que se tratava do livro mais complexo do autor: mas não me demoveu.
O livro conta a história de vida de Archie Ferguson, ou antes, 4 variantes da vida de Archie. O autor mostra-nos como cada pessoa é fruto das circunstâncias da vida. Como acontecimentos que podem parecer banais, e por vezes sem importância, nos podem levar por outros caminhos, para braços de outras pessoas, para sítios diferentes, para vidas totalmente opostas.
Embora seja um livro complexo e denso, com quase 900 páginas, é uma leitura cativante. O livro está repleto de cenários e acontecimentos históricos modernos abordando temas sociais estruturantes como o racismo, a segregação racial, as classes sociais, a guerra, ideais políticos, homossexualidade, etc.
Este livro mostra uma riqueza, uma maturidade de escrita e uma fluidez de pensamento enormes. É um livro para saborear e interiorizar com tempo. E deu-me vontade de ler mais livros de Paul Auster.
1 comentário:
Este ainda não li, mas já li uns quantos de Paul Auster que gostei, a Trilogia de Nova York, achoq ue é o que gosto mais.
Enviar um comentário