sexta-feira, 1 de julho de 2016

Sobremesa sem culpa

Há alguns dias tive a oportunidade de participar num Workshop de cozinha saudável, a cargo da equipa do Ink Café. Aqui todos os produtos provêm de agricultura biológica e dão vida a refeições vegetarianas e vegan. Se vocês forem tão cépticos quanto eu no que diz respeito a comida vegetariana, viraria logo costas. Mas eu fui obrigada a assistir e degustar os pratos: e digo-vos foram uma agradável surpresa. Tive oportunidade de provar sandes com patê de cenoura (fantástico para crianças), sandes de pesto de rúcula (ideal para adaptar a massas), queijo de cajú (delicioso), assado de legumes rústicos (tão bom que vai passar a ser cozinhado regularmente em casa) e mousse de cacau e chia  (estranha-se mas depois entranha-se). 

E o mais fantástico? É que não é assim tão difícil replicar em casa. A comida é repleta de sabor e muito saciante. Fiquei mesmo surpreendida e quero muito repetir estas receitas em casa e ir ao Ink café descobrir mais pratos deles. 

Vou partilhar convosco duas receitas: a do assado e da sobremesa. Vou começar pela Mousse de cacau para adoçar os apetites antes do fim-de-semana.


Mousse de Cacau e Chia (para 4 pessoas)

20g Amêndoa pelada
20g Aveia
20g Chia
250g de Leite de Arroz (ou outro a gosto)
4 colheres de sopa de cacau cru sem açúcar (em pó)
4 colheres de sopa de agave
Uma banana

Colocar a amêndoa, a aveia, a chia e o leite de arroz dentro dum recipiente, para demolhar cerca de 30 minutos. Colocar a mistura no liquidificador, acrescentar o cacau e a banana. Triturar. 

Colocar no frigorífico até ficar bem fresco e ganhar consistência. Atenção, não tem a consistência tradicional de mousse, é antes um creme com pedaços :) 

4 comentários:

Liliana Pereira disse...

Fiquei tentada a experimentar essa mousse! :)

Dina disse...

ML: experimenta :) Eu gostei muito

Sara disse...

Que boa receita aqui tens! Vou recriá-la com caju ou amendoim em vez da amêndoa e vou trocar o cacau pela alfarroba para adequar ao que há cá em casa ;)
O agave nunca experimentei. Onde compras? É agradável ao paladar?
Beijinhos

Dina disse...

Sara: Tens no Aldi, por exemplo ;)