quinta-feira, 2 de abril de 2015

Motivação de compra


As compras de supermercado representam uma das despesas mensais mais importantes lá em casa. Gosto de procurar os produtos com as melhores relações qualidade-preço e tento  estar sempre atenta às boas promoções. No entanto, há algo que não abdico: ler os rótulos. Nunca opto apenas pelo mais barato. O produto de marca branca até pode ser tão ou mais saboroso do que o produto de marca, mas a verdade é que em termos nutricionais, na maioria das vezes o produto de marca branca esconde mais açúcar e mais gorduras. É por isso muito importante ler os rótulos. Com o Simão tenho ainda mais cuidado, porque afinal tratam-se de calorias vazias.

Por exemplo, o sumo de laranja da Compal é mais caro mas apresenta cerca de 8gr de açúcar por cada 100ml e o de marca Minipreço tem 20gr de açúcar para a mesma porção de produto. Estamos a falar de mais do dobro de açúcar. Os cereais de pequeno-almoço também não são assim tão saudáveis: opto sempre pelos que têm menos açúcar (de uma forma geral, os da Nestlé, os da Kellogg´s são um atentado). Muito cuidado também com iogurtes de crianças. A diferença entre marcas brancas e marcas como a Danone são abismal! Vejam os rótulos de suissinhos e afins. Por exemplo, aqueles iogurtes bi-compartimentados de criança do Pingo Doce tem mais de 300 calorias por iogurte enquanto que os da Disney tem apenas 124 calorias.

Eu sei que poupar é importante, e eu estou numa fase péssima em termos monetários, mas a saúde vale a poupança de alguns euros?

14 comentários:

Psicológicamente disse...

Boa tarde Dina,

Totalmente de acordo contigo. No que respeita ao pequeno-almoço, normalmente como papas de aveia ou iogurte natural com frutas.

Quanto aos cereais de pequeno-almoço tenho alguma dificuldade em trazer os mesmos para casa, dado que pelo que já averiguei a grande maioria tem quantidades abismais de açucar. Será que podes indicar-me caso conheças alguma marca que não posso assim tanto açúcar.

Obrigada.

Jo disse...

Cada vez tenho mais atenção a isso também! Por vezes assusto-me quando olho para os rótulos de alguns produtos, e quando comparado com outros semelhantes então o susto ainda é maior... Também acho muito importante fazer essa análise e só tenho pena de ainda não conseguir analisar tanto como gostaria.

Cláudia Pereira disse...

Obrigada! :)

Gelatina de morango disse...

Também sou assim. Se por um lado estou sempre de olhos nas promoções e preços mais baratos, por outro a minha saúde será sempre mais importante que qualquer promoção.

L das Horas disse...

Concordo contigo. No início perde-se um pouco mais de tempo a ler rótulo, mas depois compensa. Um mix de poupança monetária com vida saudável, dá trabalho mas é o ideal.

L das Horas disse...

Concordo contigo. No início perde-se um pouco mais de tempo a ler rótulo, mas depois compensa. Um mix de poupança monetária com vida saudável, dá trabalho mas é o ideal.

Karina sem acento disse...

Sempre disse que prefiro gastar mais na alimentação (na boa, na saudável) do que vir a gastar, no futuro, dinheiro no médico.

Sara disse...

Tenho exatamente o mesmo hábito que tu. Sou organizada e gosto de fazer boas poupanças no supermercado que por cá é também representa uma boa fatia do orçamento familiar, mas há coisas que não vale a pena poupar alguns cêntimos. E o que parece muito difícil de se fazer à partida (ler rótulos e rótulos...)depois torna-se fácil porque já conhecemos à partida quais os melhores produtos na relação qualidade preço.
Comecei a ler e a comparar rótulos na gravidez por causa da diabetes e agora faz parte do dia-a-dia. Nos cereais (que não comemos por sistema), costumamos optar pela marca Nacional, e iogurtes já quase só consumimos Danone, especialmente os bífidus.
Para a alimentação infantil sou ainda mais criteriosa. Há muitas amigas que me falam desta e daquela marca branca que é mais saborosa, mas não abdico das marcas da minha confiança. Ela já come tão pouco que quero que coma sempre o melhor ;)
Beijinhos

Aninhas disse...

Bem fiquei pasmada! Coisa que nunca faço é ler os rótulos, vou passar a ter esse cuidado.

Leni disse...

Por acaso não reparo muito mas para a Moazinha compro sempre de marca.

Unknown disse...

Olá Dina, muito interessante este teu post. Muitas vezes a escolha mais barata é a melhor como acabaste de demonstrar aqui. No entanto, acho que as pessoas não estão acostumadas a fazer esta leitura, infelizmente. Beijinho e continua a partilhar!!! Boa Páscoa.

Petra disse...

Concordo totalmente! não sou rica nem por sombras mas se há lugar onde não me importo de gastar um pouco mais se for necessário é no supermercado e garantir que trago coisas mais saudáveis!

Dina disse...

Os cereais de pequeno-almoço para crianças com menos açúcar são os estrelinhas de bolacha maria. Os da bledina eram óptimos mas já não se encontram. Este fim-de-semana vi na seção de produtos saudáveis do Jumbo arroz e trigo tufado. Vou ver se o pequeno gosta

C*inderela disse...

Igual por aqui. Tento comprar o mais em conta depois de ler os rótulos.

Bjokas*