Uma grande maioria de blogues que pulula pela blogosfera pertence a pessoas ligadas ao mundo da comunicação em geral, e ao jornalismo em particular. E essas costumam mostrar roupas lindas, acessórios caros, as compras mais recentes, etc., o que me faz pensar que estas pessoas são elegantes e se vestem muito bem. O problema é que quando organizo conferências de imprensa ou eventos em que jornalistas são convidados, estes reconhecem-se ao longe. Porquê? Porque são os mais farrapeiros da sala. Não pensam que estou a ser má: os jornalistas têm uma postura especial combinada com um desmazelo ou falta de elegância. O meu marido pensava que eu é que era exagerada. Mas um dia em que fez segurança numa Cimeira, ele próprio chegou a casa espantado com a falta de bom gosto desta classe, principalmente das mulheres.
Ou estamos com sorte e na blogosfera só acompanhamos a gema da classe jornalistíca, linda e elegantérrima, ou não sei... Será que os elegantes só tratam de assuntos mais frívolos como eventos sociais e moda, e que as secções de economia, saúde e ambiente são ocupados pelos marões com falta de bom gosto? Sem ofensa a ninguém, claro, estou só a ser sarcástica. Mas certos jornalistas não perdiam nada em vestir-se melhor quando vão a um evento num local assim mais chique: bastava trocar as sapatilhas grosseiras por umas sabrinas e as tee-shirts mais espalhafatosas por um top mais sóbrio,... A imagem é importante em qualquer profissão.
15 comentários:
Hahahaha! Tens razão!!! E não é pouca!!!
HIHIHIH gostava de ver :)
Hum.. Não concordo muito com o que escreveste. Ou então não conheço bem a realidade a que te referes :)
Eu não estou a ver ninguém do jornalismo que tenha blogue "de moda" (leia-se de roupas e afins) sem ser a Pipoca e a Carmo... Mas isso pode ser de eu não conhecer os blogues a que te referes.
Agora em relação ao que eles vestem, também não faço ideia porque (ainda) não estou inserida nesse mundo, mas não acho que tenha nada a ver a especialidade de um jornalista com o seu bom gosto. Porque então seria o oposto - os que escrevem de economia, política, etc's são os "cultos", os "educados", enquanto que quem escreve na Vogue ou na Maria são as futeis, as burras, a parvas...
Mas como disse, não estou dentro desse Mundo! Mas noto no nosso país uma grande dificuldade em se "adequarem" às situações... E isso irrita-me! Quando vou a casamentos e vejos certas coisas... Chego a ficar revoltada!! Mas enfim...
Beijinhos
Também já assisti a esse cenário várias vezes mas acho que isso se deve ao facto de os jornalistas andarem sempre de um lado para o outro a fazer coberturas e naturalmente optam por roupas mais confortáveis! :)
Eu não conheço minimamente esta realidade, mas e mesmo optando pelo confortável não quer obrigatoriamente dizer que as pessoas se desmazelem.
Quanto aos blogs, acho que se mostra muito e depois vai-se a ver e...
Mas isso é a minha opinião =D
Beijinhosss
Não conheço a realidade,
bjo
Xana: Não digo que estes jornalistas tenham precisamente blogues de moda/ roupa, mas que demonstram um certo glamour no seu dia-a-dia. E esses mesmos nunca os vi nos «meus« eventos, por isso, não estou a falar de pessoas em concreto. Só uma generalização do mundo que conheço de perto e do mundo da blogosfera. E olha que há muitos jornalistas com blogues pessoais.
Em relação a roupa, é exactamente a situação que referes: uma falta de adequação ao evento que vão cobrir. Eu já vi jornalistas de tee-shirts com bonecos estranhos e cores garridas, calças de ganga coçadas e largas, em eventos com ministros e cerimónias solenes.
E Marabunta & Framboesa: eu acho que confortável não é sinónimo de desleixo. Podemos ser elegantes de rasteiros: por exemplo optando por sabrinas. Acredita que há eventos em que só assim aguento! Mas sapatilhas de desporto? Não, não acho apropriado...
ui...miga, se vcs vissem o que eu vejo diariamente.
tens toda a razão D...como sempre
Podes dar-me umas dicas da viagem que planeaste para Itália? =)
Posso dar-te o meu email.
Beijinho
Por acaso tinha ideia que os jornalistas eram bem mais cuidados com a imagem que tinham em contexto de trabalho. Parece que estava enganada!
Nokas: Antes de começar a trabalhar no meio, também tinha essa ideia. Acho que moldamos a nossa ideia de jornalista a partir dos pivots de televisão e jornalistas de tv que têm um cuidado especial com a imagem, e com o qual o público lida mais. Agora jornalistas da imprensa escrita e rádio? ui ui :)
Não fazia a mínima ideia. Talvez por não conhecer de todo esse mundo e pelas jornalistas que vejo aqui na blogosfera são uma verdadeiras fashionistas, sobretudo a Carmo e a Pipoca fiquei com uma ideia errada.
Bjos
Oh, realmente, sempre pensei que fosse uma classe profissional que tivesse esses cuidados.
Acho que fiz cair um mito, upsss :)
Tens toda a razão. Ao que parece devemos trabalhar na mesma área porque também eu organizo conferências de imprensa e sim, é verdade, a maior parte deles são uns autênticos "farrapeiros".
Enviar um comentário