terça-feira, 22 de março de 2011

Silogismo lógico. Ou talvez não.


Uma grande maioria de blogues que pulula pela blogosfera pertence a pessoas ligadas ao mundo da comunicação em geral, e ao jornalismo em particular. E essas costumam mostrar roupas lindas, acessórios caros, as compras mais recentes, etc., o que me faz pensar que estas pessoas são elegantes e se vestem muito bem. O problema é que quando organizo conferências de imprensa ou eventos em que jornalistas são convidados, estes reconhecem-se ao longe. Porquê? Porque são os mais farrapeiros da sala. Não pensam que estou a ser má: os jornalistas têm uma postura especial combinada com um desmazelo ou falta de elegância. O meu marido pensava que eu é que era exagerada. Mas um dia em que fez segurança numa Cimeira, ele próprio chegou a casa espantado com a falta de bom gosto desta classe, principalmente das mulheres.

Ou estamos com sorte e na blogosfera só acompanhamos a gema da classe jornalistíca, linda e elegantérrima, ou não sei... Será que os elegantes só tratam de assuntos mais frívolos como eventos sociais e moda, e que as secções de economia, saúde e ambiente são ocupados pelos marões com falta de bom gosto? Sem ofensa a ninguém, claro, estou só a ser sarcástica. Mas certos jornalistas não perdiam nada em vestir-se melhor quando vão a um evento num local assim mais chique: bastava trocar as sapatilhas grosseiras por umas sabrinas e as tee-shirts mais espalhafatosas por um top mais sóbrio,... A imagem é importante em qualquer profissão.

15 comentários:

Me disse...

Hahahaha! Tens razão!!! E não é pouca!!!

Mami ( Sónia ) disse...

HIHIHIH gostava de ver :)

Alexandra Neto disse...

Hum.. Não concordo muito com o que escreveste. Ou então não conheço bem a realidade a que te referes :)

Eu não estou a ver ninguém do jornalismo que tenha blogue "de moda" (leia-se de roupas e afins) sem ser a Pipoca e a Carmo... Mas isso pode ser de eu não conhecer os blogues a que te referes.

Agora em relação ao que eles vestem, também não faço ideia porque (ainda) não estou inserida nesse mundo, mas não acho que tenha nada a ver a especialidade de um jornalista com o seu bom gosto. Porque então seria o oposto - os que escrevem de economia, política, etc's são os "cultos", os "educados", enquanto que quem escreve na Vogue ou na Maria são as futeis, as burras, a parvas...

Mas como disse, não estou dentro desse Mundo! Mas noto no nosso país uma grande dificuldade em se "adequarem" às situações... E isso irrita-me! Quando vou a casamentos e vejos certas coisas... Chego a ficar revoltada!! Mas enfim...


Beijinhos

Marabunta & Framboesa disse...

Também já assisti a esse cenário várias vezes mas acho que isso se deve ao facto de os jornalistas andarem sempre de um lado para o outro a fazer coberturas e naturalmente optam por roupas mais confortáveis! :)

Pistaxa disse...

Eu não conheço minimamente esta realidade, mas e mesmo optando pelo confortável não quer obrigatoriamente dizer que as pessoas se desmazelem.
Quanto aos blogs, acho que se mostra muito e depois vai-se a ver e...
Mas isso é a minha opinião =D

Beijinhosss

anf disse...

Não conheço a realidade,
bjo

Dina disse...

Xana: Não digo que estes jornalistas tenham precisamente blogues de moda/ roupa, mas que demonstram um certo glamour no seu dia-a-dia. E esses mesmos nunca os vi nos «meus« eventos, por isso, não estou a falar de pessoas em concreto. Só uma generalização do mundo que conheço de perto e do mundo da blogosfera. E olha que há muitos jornalistas com blogues pessoais.

Em relação a roupa, é exactamente a situação que referes: uma falta de adequação ao evento que vão cobrir. Eu já vi jornalistas de tee-shirts com bonecos estranhos e cores garridas, calças de ganga coçadas e largas, em eventos com ministros e cerimónias solenes.

E Marabunta & Framboesa: eu acho que confortável não é sinónimo de desleixo. Podemos ser elegantes de rasteiros: por exemplo optando por sabrinas. Acredita que há eventos em que só assim aguento! Mas sapatilhas de desporto? Não, não acho apropriado...

Unknown disse...

ui...miga, se vcs vissem o que eu vejo diariamente.

tens toda a razão D...como sempre

Soinita disse...

Podes dar-me umas dicas da viagem que planeaste para Itália? =)
Posso dar-te o meu email.
Beijinho

Nokas* disse...

Por acaso tinha ideia que os jornalistas eram bem mais cuidados com a imagem que tinham em contexto de trabalho. Parece que estava enganada!

Dina disse...

Nokas: Antes de começar a trabalhar no meio, também tinha essa ideia. Acho que moldamos a nossa ideia de jornalista a partir dos pivots de televisão e jornalistas de tv que têm um cuidado especial com a imagem, e com o qual o público lida mais. Agora jornalistas da imprensa escrita e rádio? ui ui :)

La Boheme disse...

Não fazia a mínima ideia. Talvez por não conhecer de todo esse mundo e pelas jornalistas que vejo aqui na blogosfera são uma verdadeiras fashionistas, sobretudo a Carmo e a Pipoca fiquei com uma ideia errada.
Bjos

Ana FVP disse...

Oh, realmente, sempre pensei que fosse uma classe profissional que tivesse esses cuidados.

Dina disse...

Acho que fiz cair um mito, upsss :)

myrtille disse...

Tens toda a razão. Ao que parece devemos trabalhar na mesma área porque também eu organizo conferências de imprensa e sim, é verdade, a maior parte deles são uns autênticos "farrapeiros".