terça-feira, 20 de junho de 2017

Sugestões de snacks saudáveis


Temos de lanchar todos os dias, e fora de casa, o que nem sempre facilita. Admito que nesta fase devo estar a lanchar diariamente macarons, éclairs, tartelettes e outras delícias da pastelaria francesa, mas voltando ao que interessa... Nem sempre é fácil variar os lanches e saber exactamente o que comer. E retirar prazer disso! Há por aí muitas sugestões, mas eu decidi partilhar as que mais gosto, porque eu não consigo lanchar meia dúzia de frutos secos ou ovos cozidos e aguentar até ao jantar. Preciso de lanches que me dêem prazer, sejam saborosos, nutritivos e saciantes. 



Marinheiras com queijo fresco 
Aqui existem várias alternativas deliciosas. A base é sempre marinheiras (as de chia continuam a ser as minhas preferidas) e queijo fresco magro. Depois podem juntar rodelas de tomate cherry e orégãos. Ou então um pouco de manteiga de amendoim. Ou doce sem açúcar. Se optarem por queijo fresco tipo matinal e doce, é como se tivessem a comer cheesecake: por isso só pode ser bom, certo? A próxima experiência vai ser com um toque de mel e nozes. 


Compota de maçã caseira, iogurte grego magro e canela
Este é a minha mais recente paixão. Amo! Cozo ou asso maçã golden no forno com canela em pó e depois esmago para fazer puré. No momento, num copo, coloco o puré no fundo, iogurte grego natural 0% no meio e mais canela em pó por cima. É mesmo bom. Experimentem por favor.


Granola com...
Granola é bom. Acho que sou capaz de a comer simples. Compro uma que tem bastante sementes e frutos secos. Gosto de misturar iogurte grego 0% natural com granola e maçã, ou então faço por camadas de gelatina, iogurte, granola e fruta. 




Marinheiras com mini Babybel Light
Os Mini Babybel Light são queijos muito saborosos e dá para criar combinações simpáticas: com marinheiras, com fruta, frutos secos, etc. São uma opção para variar do queijo fresco.




Pão de centeio com banana e manteiga de amendoim
Admito que nunca comi ao lanche (mas já comi ao pequeno-almoço) e é uma boa alternativa para quem come pão ao lanche, para variar do fiambre ou do queijo. A junção de banana e manteiga de amendoim é qualquer coisa de fenomenal. Mas ainda não descobri nada que ficasse mal com manteiga de amendoim.




Bolos fit e panquecas
Nada como preparar umas panquecas para levar na marmita. Admito que gosto mais de as comer quentinhas, acabadas de fazer. Gosto de fazer bolos e muffins saudáveis para comer ao lanche. Tenho partilhado algumas receitas ao longo do tempo. 



Pudim de Chia
Fiz uma vez e não correu lá muito bem. Acho que não alcancei a textura ideal. Fiz com leite e chia mas vou experimentar fazer com iogurte e chia, de certeza que a textura fica mais agradável. Depois é só colocar fruta por cima ou aquilo que mais gostarmos. A imaginação é o limite!



Oopsies 
O chamado pão sem hidratos de carbono, recheado com queijo ou fiambre de peru. A minha receita  está aqui 

E por aí, o que se lancha hoje?

1 comentário:

Girl in the Clouds disse...

Boas sugestões!
Também costumo levar aveia, que preparo de véspera!