sexta-feira, 30 de junho de 2017

4 3 2 1 | Paul Auster



Nunca tinha lido nada de Paul Auster, e comecei pelo último livro por ele publicado (depois de estar sete anos sem publicar nada). A capa dizia que se tratava do livro mais complexo do autor: mas não me demoveu. 

O livro conta a história de vida de Archie Ferguson, ou antes, 4 variantes da vida de Archie. O autor mostra-nos como cada pessoa é fruto das circunstâncias da vida. Como acontecimentos que podem parecer banais, e por vezes sem importância, nos podem levar por outros caminhos, para braços de outras pessoas, para sítios diferentes, para vidas totalmente opostas. 

Embora seja um livro complexo e denso, com quase 900 páginas, é uma leitura cativante. O livro está repleto de cenários e acontecimentos históricos modernos abordando temas sociais estruturantes como o racismo, a segregação racial, as classes sociais, a guerra, ideais políticos, homossexualidade, etc. 

Este livro mostra uma riqueza, uma maturidade de escrita e uma fluidez de pensamento enormes. É um livro para saborear e interiorizar com tempo. E deu-me vontade de ler mais livros de Paul Auster. 

1 comentário:

Girl in the Clouds disse...

Este ainda não li, mas já li uns quantos de Paul Auster que gostei, a Trilogia de Nova York, achoq ue é o que gosto mais.