terça-feira, 28 de março de 2017

A casa onde crescemos | Lisa Jewell


A casa onde crescemos é um romance dramático sobre a família Bird. Aparentemente feliz, perfeita e unida, com 4 lindas crianças, esta vive numa bela casa de campo. Mas percebemos que há algo de errado com esta família: por uma lado, a Lorrie - a mãe- transforma a casa numa fortaleza de segredos e de objectos inúteis e, por outro lado, assistimos a um trágico acontecimento que irá marcar todas as personagens da história. 

Este é um livro simpático, envolvente e muito bem desenvolvido. A escrita da autora é rica e cativante. Com o passar das páginas começamos a perceber o que terá realmente acontecido. E embora o livro não nos traga grandes surpresas e desenvolvimentos, ficamos presos à história e não conseguimos largar o livro.

Uma família é a base de qualquer ser humano, mesmo quando as relações familiares são bastante patológicas e por vezes doentias. Mas a verdade é que fazem parte de nós e marcam-nos como nenhuma outra relação. O livro mostra-nos como cada pessoa lida com a desgraça de forma diferente. Mostra como tragédias em idades mais jovens podem marcar o futuro de uma criança. Quando tinha cerca de 10 anos, vi a minha família passar por alguns dramas semelhantes, pelo que me senti bastante envolvida com as personagens. Não é "um prémio Nobel", mas recomendo. 

Sem comentários: