quinta-feira, 19 de abril de 2012

Não morra de vergonha


Gosto da nova Campanha da Liga Portuguesa contra o Cancro. São precisas mais chamadas de atenção e sensibilização. E para que estas funcionem, é preciso chocar. Só assim se consegue que as pessoas fiquem alertas. Não sei se consegue mudar mentalidades, mas é um bom início.

E sim, temos que lutar contra a vergonha. Porque esta é uma das grandes culpadas pela mortalidade em certos tipos de cancros. Porque as pessoas têm vergonha de expor certas partes do seu corpo. É incrível que jovens até da minha idade tenham vergonha de ir ao médico. Afinal para um médico é igual tratar um órgão ou outro, seja ele uma boca ou um ânus. As pessoas sofrem, vêm os sinais de alerta e em vez de ir a correr ao médico, têm vergonha. E a doença alastra. E o que poderia ter sucesso de cura, mata. Por vergonha. Ainda há poucas semanas um amigo do meu marido dizia-lhe que sangrava do ânus. Disse-lhe que conhecia um óptimo médico mas recusa-se a ir mostrar o rabo ao médico. E conheço tantas mulheres que não vão ao ginecologista para não mostrar as suas partes íntimas a um desconhecido!

Não morra de vergonha! Esta frase diz tudo. Parte do meu pai morreu de vergonha. Porque demorou dois meses a dizer à família e médica de família que urinava sangue. Vamos lutar todos contra a vergonha. E entre homens deixar por exemplo de gozar com certos exames, para que as pessoas não tenham medo nem vergonha de ir ao médico. Porque acredito que se podem salvar vidas.

3 comentários:

Karina sem acento disse...

Acho esta campanha muito bem feita :)

E sim, ter vergonha de ir ao médico? Eu não gosto muito, mas não tenho vergonha... Para eles é mais do que normalíssimo examinarem qualquer parte do corpo ;)

Opinante disse...

É mais importante do que julgamos... Embora quem procure... ache...

MissBlueEyes disse...

O que para nós é motivo de vergonha, para os médicos é mais do mesmo!!!

Eu não sou nada envergonhada nessas coisas. Eu vou a a qualquer ginecologista. Já fiz duas colonoscopias, opá desculpem lá, é melhor ficar na dúvida e morrer, do que ir ao médico e resolver o problema... Eu tb não entendo, mas tb tenho "disso" lá em casa!