sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Marcas do tempo


Estou cansada de ver mulheres a queixarem-se constantemente das marcas do tempo. Não estou a falar de desabafos espontâneos: isso todas nós temos. Estou a falar daquelas mulheres que vivem em depressão constante por uma nova ruga, um cabelo branco, e que fazem disso o centro da sua vida.

Não me preocupo muito com isso. Fico feliz por ter a oportunidade de ver passar os anos: afinal é porque estou VIVA! Não podemos lutar contra verdades absolutas como o passar do tempo: os anos passam irremediavelmente. E a idade pode ser a nossa aliada. Sinto-me uma mulher mais completa hoje do que quando tinha 18 anos. E espero sentir-me ainda melhor aos 30, 35, 40, ... E afinal, há problemas sem solução, mas para estes há tintas, cremes, cirurgias, etc. Lamentarem-se por ver passar os anos é um ataque às pessoas que não tiveram esta oportunidade. 

Conheço mulheres que estão sempre, sempre a queixarem-se (como a minha irmã mais velha) e é o que lhe respondo «o nosso irmão que morreu na flor da idade não se teria importado em viver em troca de uma dezena de rugas». Tem o dom de a calar logo. 

Porquê perder tempo em lamuriar-se quando podemos aproveitar e gozar a vida?! A vida passa tão rápido e pode ser tão cruel, por nos preocupar com coisas pequenas como estas. O passar dos anos assusta-me sim pelo medo de perder a saúde ou capacidades cognitivas. Senão prefiro festejar a vida. 
Tenho amigas que me dizem que a partir da nossa idade deixamos de contar os anos e festejá-los. Porra, há que festejar o dom mais precioso que é a vida. Este ano também quero festejar condignamente o meu aniversário, coisa que nunca fiz antes. Porquê? Porque me lembrei do último aniversário que passei com o meu pai, nos Hospitais de Coimbra, em que já estava lá há 3 meses e estava muito doente, e parecia um garoto a soprar velas com as enfermeiras. Se ele soube festejar a vida, eu quero sabê-lo fazer também, por mim, por ele!

24 comentários:

Opinante disse...

Concordo, festejar os anos - SEMPRE!

Soinita disse...

Tu sabes sempres escrever tão bem Dina.

Beijinhos

Fashionista disse...

eu tenho 42 e sinto-me muito melhor hoje, mais confiante, gosto de mim!

Maria Suzel disse...

Este texto tocou-me imenso, até me arrepiei. Acho que fazes muito bem em festejar o teu aniversário.

Um beijo

Tsuri disse...

E essa é a melhor dedicatória que lhe podes dar.
Muito bonito.
beijinhos

Anabela disse...

Eu digo sempre que não vou festejar mais nenhum aniversário, mas depois acabo sempre por fazer o contrário. Eu gosto de fazer anos, e, tal como tu, sinto-me muito melhor agora que aos 20.
A vida é uma dádiva e devemos aproveitar para sermos felizes, em vez de nos queixarmos.
Bjs e Bom Fim de Semana

Alminhas disse...

Concordo contigo Dina. Por vezes conseguimos ser mesmo muito ingratos. Eu também penso como tu... a vida é preciosa demais para nos estarmos sempre a queixar dela. Eu não me importo nada que os anos passem, pois como tu dizes é sinal que estamos vivos. Para mim envelhecer é sinal de sabedoria e amadurecimento... Eu mudei tanto de há dez anos para cá...não tenho rugas, mas tenho imensos cabelos brancos (50%) lol Se fosse desesperar por isso já me tinha suicidado (lol). Enfim há outras coisas muito mais importantes:) Beijocas

Nokas disse...

Nunca vou esquecer o que a Simone de Oliveira disse numa entrevista, estava orgulhosa de cada ruga que tinha, porque contava uma história da vida dela!! Acho que é assim mesmo que temos que pensar!

estrela disse...

eu concordo contigo...lá andam os meus branquinhos aqui a esvoaçar mas eu sempre achei lindo uma mulher de cabelos brancos acho ternurento!
sempre gostei de fazer anos, sou uma eterna criança!!! adoro os parabéns, os mimos, as prendas tudo nesse dia!!!afinal somos os centro das atenções!!!
aproveitem e disfrutem simplesmente sem qualquer preconceito!
parem de queixar-se que até enjoa!!
:)

Lady Me disse...

Pois é! Eu não gosto de fazer anos, mas é porque fico nostálgica. No fundo adoro ver como estou melhor hoje que há 4 anos ou 5. É bom viver e melhor ainda, saber viver.

Bomboca do Amor disse...

Pessoas fúteis, pessoas que apenas se importam com a aparência têm necessidade de se queixar por questões sem a mínima importância, questões que se deviam orgulhar!
Beijinhos querida,
Bomboca do Amor.

Moa disse...

concordo plenamente contigo!! E devemos festejar sempre os anos, pois é sinal que tivemos a oportunidade de viver mais um :)

Friendly words disse...

Um texto magnífico e que nos dá um verdadeiro abanão! Obrigada por este post! Realmente há coisas que não têm importância nenhuma face à oportunidade de se Viver e aproveitar esta jornada da melhor forma possível. Só por isso devíamos agradecer todos os dias a Deus e nem pensar sequer em nos queixar! E também concordo ctg, hoje, com 30 anos sinto-me mto mais completa do que com 18. Nós só envelhecemos se quizermos! Podemos optar antes por amadurecer, que é bem diferente!

Um beijinho grande e Bom fds! :)

Isa disse...

Adoro no meu dia de aniversário fazer as coisas que mais gosto, e isso nem sempre implica uma festa, mas celebro sempre esse dia, e fico feliz por os anos me tornarem melhor.

As rugas são a expressão da nossa vida, são elas que nos dizem que estamos cá, e que passamos por todas as dificuldades. Cada ruga representa um momento, algo que nos fez crescer. Porque para conhecer e viver plenamente a felicidade é preciso muitas vezes ter passado pela dor, pois só assim as conseguimos distinguir.

Não abdico das minhas rugas. Fazem parte da minha vida.
(Isso não quer dizer que não use um cremezinho para que elas venham lenta e suavemente :).

Miss Star Pink disse...

Eu cá até posso ter as minhas "pancas" com o meu peso, mas com a idade não.
Adoro ter 30 anos, aliás acho-me mt mais interessante e bonita agora q aos 20. Gosto de acreditar q sou como o vinho do Porto. :)
Qto à celebração do aniversário, devo ser uma "ave rara" pois adoro festejar. É um ótimo sinal, é sinal q estamos vivos e ainda andamos por cá.
Sim e acho mt pertinente a resposta q devolves à tua irmã.

Beijocas e bom fim de semana

Miss Star Pink disse...

Eu cá até posso ter as minhas "pancas" com o meu peso, mas com a idade não.
Adoro ter 30 anos, aliás acho-me mt mais interessante e bonita agora q aos 20. Gosto de acreditar q sou como o vinho do Porto. :)
Qto à celebração do aniversário, devo ser uma "ave rara" pois adoro festejar. É um ótimo sinal, é sinal q estamos vivos e ainda andamos por cá.
Sim e acho mt pertinente a resposta q devolves à tua irmã.

Beijocas e bom fim de semana

Karina sem acento disse...

Concordo contigo. Se eu gosto de já ter cabelos brancos? Não. Se gosto deste maldito vinco que tenho na testa? Não, até fiz franja para a disfarçar. Mas adoro festejar os meus aniversários, é sinal que passei mais um ano. E gosto do facto de, cada ano que passa, ter cada vez maior auto-estima, e cada vez mais força de vontade e confiança, que são coisas que se aprendem ao longo dos anos. ***

Karina sem acento disse...

Concordo contigo. Se eu gosto de já ter cabelos brancos? Não. Se gosto deste maldito vinco que tenho na testa? Não, até fiz franja para a disfarçar. Mas adoro festejar os meus aniversários, é sinal que passei mais um ano. E gosto do facto de, cada ano que passa, ter cada vez maior auto-estima, e cada vez mais força de vontade e confiança, que são coisas que se aprendem ao longo dos anos. ***

Turista disse...

Querida Dina, eu também tenho uma amiga que "sofre" imenso por causa das rugas e do peso da idade. Tal como tu acho que todas as rugas e marcas da idade, são uma mais-valia, e significam que já experenciei muita coisa, ao longo desta vida. :)

Drinha disse...

Fiz 37 anos o mês passado e nunca me queixo das marcas do tempo, tenho cuidados e isso basta!Estou melhor agora que aos 25 :) Só tenho pena de uma coisa, que o tempo voe...a única marca do tempo que lamento é esta!Bjinho

Senhor Geninho disse...

Eu já vou nos "intas" e só te posso dizer que se lixem as marcas do tempo!! Venham as rugas e os charmosos cabelos brancos! O que interessa é o espírito! ;)

*MARCIA E CARLOS* E LINDAS MENSAGENS disse...

OIEEE TUDO BEM
ESTOU PASSANDO EM SEU CANTINHO PARA MATAR UM POUQUINHO A SAUDADES E QUANTAS SAUDADE E TBEM PARA DEIXAR O MEU MUITO OBRIGADO PELO CARINHO DE VCS. ESTOU SEM TEMPO ANDO TRABALHANDO MUITO MAS ASSIM QUE POSSO ENTRO PARA DEIXAR UMA REFLEXAO E ME DEPARO COM SEUS RECADINHOS FICO MUITO FELIZ EM LER AMIGA SINTO MUITA SAUDADES DE VISITAR SEU CANTINHO MAS ESPERO EM BREVE TER MAIS UM POUQUINHO DE TEMPO PARA FAZER ISTO BJOS E FIQUE COM DEUS .

Pimpinela disse...

concordo plenamente!! e qto a festejar anos, eu adoro! e temos é que pensar que é o único ano em que temos essa idade, e que vai sempre a crescer!! E que assim seja, é sinal q cá estamos! ;)

Palco do tempo disse...

eu acho a envelhecer lindo :)