quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ser feliz


E o que é a felicidade? Há muitos sentimentos difíceis de explicar por palavras: o amor, as saudades, ..., mas se há um conceito ambíguo é o da felicidade. Todos vivemos em sua busca. E cada um a encontra em lugares distintos: no dinheiro, na roupa, no amor, no sorriso dos filhos, etc. É um conceito moldável. Eu não critico as pessoas que encontram a sua felicidade nos bens materiais, só tenho pena delas, porque sou uma beneficiada por a Vida me ter mostrado o que realmente é importante. Mas não os critico. Todos nós, em momentos da nossa vida, sentimos tamanha felicidade na compra de um bem material. Quem disser o contrário, mente. A felicidade é um estado de espírito. Vai para além de estar a sorrir ou ter alegria. Felicidade é ter paz, é saber ver o lado bom da vida mesmo quando tudo é negro, porque tudo podia estar pior. Não sei se me consigo fazer entender...

Quando digo que sou feliz, há quem me responde «como podes ser feliz se dizes que amavas tanto o teu pai e ele partiu?». A morte do meu pai deixou um vazio e uma dor tremenda. Para sempre. Há dias em que choro até ao limite. Mas por ele, não posso ser infeliz. Tenho que lutar e construir a minha vida. Senão, a vida dele teria sido em vão. Ele fez tudo para eu ser feliz. Não posso agora destruir o que ele fez por mim.

E depois há quem me diga: «mas como és feliz se podes nunca ter filhos». Pois, se tal se concretizar vai ser uma mágoa para o resto da vida. Mas também não é motivo para deixar de ser feliz. Não me posso permitir chorar a minha sorte. A vida é demasiado curta para isso. É uma porta que se fecha, mas há outras tantas vias para ser feliz. Nem todos podemos alcançar o mesmo. É injusto, mas condicionar a minha felicidade por isso não vai mudar nada. Quero tirar o maior proveito da Vida. Por isso, mesmo nos piores momentos da minha vida, quando me perguntam como vou digo «bem». Não gosto de me queixar. Só aqui é que me revelo na totalidade, afinal este é um diário partilhado...

A felicidade está dentro de nós. É só uma maneira de olhar a vida. Está ao nosso alcance. E acreditem que não é utopia nenhuma...

19 comentários:

Sorriso disse...

"A felicidade está dentro de nós. É só uma maneira de olhar a vida. Está ao nosso alcance. E acreditem que não é utopia nenhuma..."

Não podia concordar mais!

Beijinhos :)

Ana disse...

"Felicidade é ter paz"

Para mim, disseste tudo nesta frase. E ter paz é estarmos bem com as coisas que temos na nossa vida. Falta-nos sempre alguma coisa, é claro, seja um emprego melhor ou aquela pessoa que partiu, mas quando essa falta não nos impede de viver bem com tudo o resto, então vivemos em paz. Eu considero-me uma pessoa feliz. Tenho uma família que adoro, os amigos que preciso, saúde e amor também nunca me faltaram, acordo e deito-me todas as noites sem grandes preocupações. Se podia ter mais? Claro que sim. Mas são coisas que viriam por acréscimo e não são essenciais à (minha) felicidade.

beijinhos

Friendly words disse...

Perfeito! Muitos parabéns por essa postura/atitude perante a vida! Esse é o segredo da Felicidade, a atitude perante a vida, saber que ela depende e parte de nós e não do resto... nem sempre é fácil aplicar esta teoria, mas estamos cá para aprender e temos de fazer um esforço por isso. Beijinhos :)

Verinha disse...

Estou 100% de acordo contigo!!
A felicidade está nas pequenas coisas!

Bjks***

Purple disse...

Tens toda a razão Dina, vivermos bem connosco próprias é o segredo da felicidade.

E eu acredito que a vida te reserva muito mais felicidade do que aquilo que imaginas. É a minha intuição.

Beijinhu grande

Kikas disse...

ser feliz...sou feliz pq tenho 2 filhos que são a minha luz, sou feliz pq tive o meu presente na mh vida 30 anos, sou feliz pq fui casada com o Pedro, sou feliz pq tenho o João ao meu lado, sou feliz pq tenho amigos, sou feliz pq posso ver a lua...são tantas as coisas que nos permitem ser felizes, basta olhar para elas.
sou feliz pq gosto de ti D.

bjs

madeMOIselle disse...

Ontem ouvia que a felicidade é genética. está em nós. E não no nosso emprego, não no nosso chefe, não no nosso marido ou na nossa conta bancária. É é verdade. A vida trama-nos. A todos, não vale a pena pensar neste facto. Como costumo dizer, tentar contrariar esta realidade, só a torna mais exacta. Temos de saber lidar com. cooping como dizem os inglese. Sabendo,que, mesmo as filha-da-putisse da vida acontecendo, conseguimos arregaçar as mangas e lutarmos por sermos positivos e felizes. É isso mesmo!

Bomboca do Amor disse...

Quem me dera ter pensamentos tão positivos quanto os teus!
Beijinhos,
Bomboca do Amor.

Myself disse...

Concordo contigo! Mesmo que nem tudo corra bem, conseguimos ser felizes com o que temos... A felicidade só depende de nós!

Filipe disse...

Felicidade... palavra demasiadamente forte para lhe atribuir um significado... até porque cada um terá sempre a sua própria noção!
Atendendo à busca contínua, achamos sempre que ainda está para surgir... mas depois pensando realmente nela, lembramo-nos sempre de coisas/momentos que já passaram.
Por isso a felicidade não será mais do que desenhar no presente as boas recordações/emoções do passado e antecipar o mais possível os sonhos futuros.
É algo sobre o qual não me debruço muito... a vida de cada um não se resume a ser feliz ou infeliz... a vida é feita essencialmente de pessoas, pessoas essas que nos proporcionam momentos, momentos bons e maus (e assim assim :) )... a vida resume-se mais ao valor e significado que determinadas pessoas têm para nós e nós próprios para os outros... havendo pessoas que nos significam muito, e pessoas para quem nós somos importantes, há sempre momentos de felicidade.
A felicidade não é um acto continuo… mas vive da reciprocidade. Ninguém é feliz consigo mesmo… assim como também ninguém é feliz se viver apenas em função dos outros.
A felicidade vai crescendo em nós se sentirmos que amadurece à nossa volta. (digo eu...que não percebo nada disto!)

Tsuri disse...

Posso sublinhar e assinar? Perfeito. Simplesmente perfeito.

beijinho

ariel disse...

a felicidade só depende de nós :)

Mami ( Sónia ) disse...

Agora disseste tudo!
Eu sou feliz porque estou rodeada das pessoas que amo e que me amam, porque estou de bem comigo. Se gostava de ter mais algumas coisas?sim claro mas o mais importante já tenho !!!!
Beijo enorme

Lux disse...

Sabes querida, quem procura constantemente a felicidade, nem se apercebe dos momentos felizes porque passou, tal é a obsessão da busca!
Viver dia-a-dia, em paz, isso sim, traz felicidade...
Isso e aproveitar todos os mmentos!

xoxo
Lux

*C*inderela disse...

assim é que é, se nós fossemos abaixo por todas as contrariedades da vida aposto que já não estariamos cá! a vida pode ser injusta em muitos momentos mas cabe a nós dar a volta por cima e ultrapassar um acontecimento menos feliz quando temos muitos outros para agradecer.
bjokas

susiedesonho disse...

Pensamos da mesma maneira: somos felizes com as coisas simples, qua são a verdadeira essência da nossa vida.

Bj

Tany disse...

Também penso assim... de nada nos adianta segurarmo-nos nas desgraças. O caminho é em frente e há vários tipos de felicidade como tu própria disseste, não temos que desanimar por este ou aquele aspecto da nossa vida não ser como gostaríamos que fosse. E com certeza que assim, mesmo não tendo tudo o que queremos, conseguimos ser muuuito felizes :)

Beijos grande*

Ana FVP disse...

É mesmo... Felicidade é estarmos serenas.

Maryluce disse...

Oi me chamo Maryluce, antes de tudo gostaria de le parabenizar pelo blog, e dizer que hoje estou passando por um dos momentos mais dificies da minha vida, a quase 02 dois meses descobri que tenho osteomielite no pé direito (devido um ferimento antigo), me encontro internada no hosptial Sarah de São Luis-MA, está previsto para fazer uma cirurgia no dia 05/07, tudo pode acontecer nesta cirurgia.
Mias uma coisa eu nunca recebi tanto apoio nestes ultimos 02 meses.
Felicidade é isso... é nos momentos dificies/ triste voce vê um monte de pessoas te deixando sempre pra cima.
Maryluce