Este ano decidimos fazer a nossa viagem de sonho: Itália. Somos dois amantes de História e de Arte. Mas estamos tão indecisos. Por um lado, estamos tentados em fazer um circuito, o que nos permite andar facilmente entre as cidades (Roma, Pompeia, Veneza, Pisa e Florença são obrigatórias). Mas por outro lado, temos medo de assim só termos uma visão superficial dos lugares, sempre a correr. Mas indo sozinhos, temos medo de perder muito tempo nas filas dos Museus e não sabemos se se «circula» bem por lá.
Quem já foi a Itália, o que aconselhava? As filas para entrar nos Museus do Vaticano são muito demoradas? Nos outros lugares emblemáticos também? É aconselhável alugar um carro? Com uma semana consegue-se ver tudo? Há audio-guias em português?
Quem fez circuito, gostou? Não veio de lá com uma sensação de superficialidade? Com que operador foram? Que aconselham?
São muitas perguntas, eu sei! Mas gostava de saber a opinião de quem já lá foi... E vocês nunca me deixaram ficar mal, e tenho a certeza que vão querer que a nossa «segunda lua-de-mel» corra bem...
Obrigada!!
Quem já foi a Itália, o que aconselhava? As filas para entrar nos Museus do Vaticano são muito demoradas? Nos outros lugares emblemáticos também? É aconselhável alugar um carro? Com uma semana consegue-se ver tudo? Há audio-guias em português?
Quem fez circuito, gostou? Não veio de lá com uma sensação de superficialidade? Com que operador foram? Que aconselham?
São muitas perguntas, eu sei! Mas gostava de saber a opinião de quem já lá foi... E vocês nunca me deixaram ficar mal, e tenho a certeza que vão querer que a nossa «segunda lua-de-mel» corra bem...
Obrigada!!
19 comentários:
Eu passei a lua de mel em Itália, 4 dias em Roma e 4 dias em Sorrento (na costa napolitana - fantástico). Os dias em Roma foram suficientes (na verdade só passámos 3 dias completos na cidade, andámos que nos fartámos. fomos no inicio de Setembro. Não apanhei uma única fila para o que quer que fosse, apesar de toda a gente me garantir o contrário! No Vaticano foi chegar e entrar! Assim que nos aproximamos das bilheteiras, abriu-se logo uma que estava encerrada e fomos os primeiros (deviam ser ai umas 11h30). Fomos ao Museu do Capitólio (vale muito a pena!) e também foi bastante rápido para entrar. Também visitamos o tesouro do Vaticano, sem problemas de fila...Não entrámos no Coliseu, ai sim a fila era grande! Uma dica, se visitarem o museu do capitólio não vale a pena entrarem no Forum Romano, existe uma varanda no Museu do Capitólio onde se vê muitíssimo bem todo o Forum :)
já estive em Milão, num fim se semana de 3 dias e foi mais do que suficiente, aliás num dia visita-se bem o principal!
Nunca aluguei carro por isso não faço ideia! Mas preparem-se que é tudo caríssimo por lá!
Beijinhos
Eu vivi em itália há uns anos no início do século
Firenze alugar quarto numa pensão durante 2 ou 3 dias e a partir daí
ir até Pisa vê-se num dia
2 dias para Roma, e um dia nas filas do Vaticano
Pompeia,é muito para o sul
Veneza,a cidade velha está sempre cheia e na época do carnaval é quase impossível encontrar quarto
temos medo de assim só termos uma visão superficial dos lugares, sempre a correr....é alugar uma casa e ficar um mês
Mas indo sozinhos, temos medo de perder muito tempo nas filas dos Museus e não sabemos se se «circula» bem por lá....transportes públicos bons
comboios cheios no verão
camionetas de longo curso caras
As filas para entrar nos Museus do Vaticano são muito demoradas?
acordar às 5 da matina para entrar antes do meio-dia ou esperar que chova muito
Nos outros lugares emblemáticos também? na torre de Pisa demorava-se mas acho que a fecharam...
il duomo de florença é grátis se se for na hora da missa
é dizer ao guarda messa....
É aconselhável alugar um carro?
se conduzirem bem e tiverem um GPS
e um bom seguro
Com uma semana consegue-se ver tudo? nã
nem num ano...
mas vê-se muita coisa numa semana
Há audio-guias em português?
não sei....é um país turístico mas os franceses alemães e anglo-americanos são o mercado
Quem fez circuito, gostou?
os circuitos são limitados a percursos limitados
andar pelas cidades usando bilhetes diários é preferível
em Roma há passes anuais, semestrais, mensais e de uma semana2 dias ou 1 dia
acho que os diários andam à volta dos 5 euros nunca os usei...
é capaz de ter aumentado 1 ou 2 euros
Não veio de lá com uma sensação de superficialidade?
em qualquer lado mesmo que se viva durante algum tempo
Com que operador foram? Que aconselham? há agências boas em todas as estações mas nunca as utilizei
que a viagem corra bem
Abril é dos melhores períodos para itália se não choover claro
há dias sem filas em Abril, Setembro Outubro e em Dezembro fora da época natalícia e nos dias que chove bem
Milão também devia fazer parte da visita
mas em 7 dias ....é complicado
Em Florença além do Duomo o palácio dos medicis e as pontes
Em Pisa uma tarde basta, há muitos comboios diários
se alugarem carro, nunca vão pelas estradas regionais sem GPS
Infelizmente não te posso dar grande ajuda mas devo dizer que é uma óptima escolha. Acho que Itália é um país lindíssimo, talvez um dia vá lá :)
Eu já fui a Roma. Não apanhei grandes filas e se voces andarem bastante todos os dias, isto é acordar cedo, e chegar ao hotel por volta das 9h visitam a cidade rapidamente. Para além de todos os locais emblemáticos de Roma aconselho-te villa borghese. LINDAAAAAA..
Quanto ao carro acho que não é necessário. O metro leva-nos para todo o lado.
Eu depois aproveito-me do report :))
Adorava conhecer! A minha irmã deve ir este ano, num fim de semana prolongado!! Eu não sei se é este ano, mas certamente que vou conhecer num futuro breve;)
Boa viagem e aproveitem bem!!!
Não te vou poder ajudar nessa... adorávamos conhecer Itália... mas infelizmente ainda não o fizemos.
Bjs*
A minha prima foi a Roma e adorou:D
Eu também devo ir a Itália em Março, mas como são só nove noites, vou ficar só por Roma, para pelo menos ficar a conhecer bem essa cidade...
Era para ir ao Egipto, mas quando íamos marcar viagem rebenteu esta guerra islâmica.... Camelos!
xoxo
Lux
Oláaaaa! :)
Ofereci-te um Blogger Award:
http://todososdiasamesmahora.blogspot.com/2011/01/stylish-blogger-award.html
Agora é a tua vez!
Beijinho*
Olá!
Costumo visitar frequentemente o teu blog e não pude deixar de comentar desta vez :)
Eu estive em Itália em finais de Março / inícios de Abril do ano passado, como primeira parte da minha lua-de-mel (daí seguimos para Santorini, uma ilha grega de beleza indescritível) e, apesar de ter sido uma semana, achei muito pouco. A viagem foi organizada por nós, como aliás costumamos fazer, nada de agências de viagens. Fomos de avião até Roma, onde ficámos 3 noites. Um dos dias foi passado por inteiro no Vaticano, quer na basílica de S. Pedro, quer na subida da cúpula, quer depois no maravilhoso (e extenso, muito mais extenso do que eu pensava) Museu do Vaticano. Nos restantes visitámos alguns dos locais mais emblemáticos, bem como a famosa gastronomia típica (um conselho: nada de menús turísticos de tudo incluído, compensa mesmo gastar algum tempo em pesquisas de restaurantes genuínos antes de irmos). Com o bilhete de vários dias dos transportes públicos (não só metro como autocarros, que foram bastante úteis) andámos por onde quisemos facilmente. O trânsito é caótico! Imagino que não seja fácil conduzir por lá.
Bom, depois fomos de comboio para Florença (demora cerca de 1h30m), aquela que se tornou a minha cidade preferida. Lá também utilizámos os autocarros e andámos muito a pé. Alguns dos must-see's têm filas generosas mas nada que nos faça perder a paciência. Ficámos lá 2 noites mas quero voltar com mais tempo. A partir de lá podem-se visitar algumas cidades (de comboio) que dizem ser deliciosas, como Siena por exemplo. Ou até mesmo Pisa, faz-se bem numa one-day trip. Portanto está nos nossos planos para breve uma semanita em Florença com visita a cidades perto ;)
Depois seguimos para Veneza, onde ficámos 3 noites. Fomos também de comboio (se bem me recordo foram cerca de 2h, 2h30) e lá andámos a pé e utilizámos o bilhete de 3 dias do vaporetto, que, para além das gôndolas e dos taxis aquáticos, são o único meio de transporte. Fiquei surpreendida pela positiva pois muita gente me dizia que estava sempre cheia de água, que cheirava mal, e não foi nada disso que eu vi. A cidade estava linda e eu gostei muito. Foi só passear por aquelas ruas e canais maravilhosos e românticos. E comer!
Pronto, em suma, passei 8 noites distribuídas por 3 cidades, acho que foi o ideal para conhecer um pouco de cada uma, e muito sinceramente não aconselho muito mais que 3, ou 4 vá. Caso contrário deve ter de se andar a correr e sem tempo para aproveitar, pensando logo que no dia seguinte temos de partir.
Espero ter ajudado. Se precisares de alguma informação não hesites em perguntar-me. A minha viagem a Itália foi perfeita e terei todo o gosto em ajudar outra pessoa a tornar a sua perfeita também.
Beijinhos,
Lara
Ui, como eu gostava também de lá ir. :)
Que belas sugestões! Muito obrigada a todas! Francamente ainda estou indecisa mas vou perder algum tempinho e fazer um roteiro para dois ;)
Lara e Pipita: sou capaz de vos chatear mais um pouco daqui a dias ;)
Mais uma vez obrigada!
Dina,
nunca estive lá, mas também é uma viagem que pretendo fazer.
Já estive a ler as dicas das meninas.
Fizeste uma óptima escolha. :)
Beijoca
Eu estive por volta de uma semana em Itália, na Toscana. Passei por Firenze, Lucca, Siena,Pisa
mas sem dúvida que Firenze foi a minha predileta.
Aconselho o Vaticano, sem dúvida nenhuma! As filas têm média de espera de 2h, mas se a entrada for num grupo de visita, é possível entrar logo. Eu paguei 50€ que no fundo forma bem gastos, já que entrar lá sem guia é confuso, muita coisa teria ficado por ver (e perceber) se assim não fosse. Em Roma, a Fontana di Trevi é o melhor sítio para se ir. É perfeito. Em 4 dias que lá estive, fui lá 4 vezes.Milão também vale bem a pena, aconselho. O Duomo é mesmo imponente. Diverte.te =)
Fui a Itália há 2 anos. Amei.
Estive 5 dias em roma e depois fui de comboio até Pisa, onde estive dois dias. Como já te dissse adorei. Quero voltar a Roma. Pisa é pequeno vê-se bem em 2 dias. Roma é Gigante Porque cada esquina é encantadora. É uma cidade de detalhe. Independentemente da religião o vaticano é obrigatório. Tudo, o museu a praça, os jardins... tudo
beijinho e boa viagem
Enviar um comentário