quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A minha luta


Uma parte de mim está muito ligada à história da minha pátria, e quando falo em pátria, falo na França. Porque foi aí que fui criada, que aprendi os valores que iriam reger a minha personalidade e a minha vida. E sou muito patriótica. Sem me alongar nos porquês, tenho uma paixão infinita pelo período da I e II Guerra Mundial. E desde pequena, sempre tive um sonho: ler o livro do Hitler. Sou a primeira a condenar veementemente o Holocausto e todos os actos do Hitler. Considero-me uma defensora da liberdade. Mas sempre tive a necessidade de perceber o que poderia levar a mente humana a tais atrocidades. Sempre cultivei um espírito crítico e preciso de ser eu a fazer as minhas próprias hilações. Tenho vindo a tentar compreender melhor este período negro da humanidade, baseando-me em diversas fontes. Agora que alcançei a devida maturidade, sinto-me pronta para a leitura da Minha Luta.

Só sinto o olhar discriminatório das pessoas, a reprovação moral quando olham para a capa do livro que estou a ler. Que falta de abertura de espírito! Não em jeito de justificação, porque defendo a liberdade de escolha, quis explicar a minha leitura, antes que me venham com comentários a chamar-me nazi. Porque nunca poderei perceber nem justificar o que aconteceu na História mas porque acho primordial conhecer as ideias dos Estadistas que mudaram o rumo da história.

Este livro continua a ser tabu, e isso é inadmissível porque só com uma humanidade devidamente consciente é que será possível evitar que tais erros voltem a acontecer. Com imparcialidade vos digo, o homem tem uma escrita poderosa, cheia de metáforas e apresenta ideias sobre política e economia muito certas e os cenários por ele apresentado da Alemanha de 1900 fazem-me lembrar muito o estado actual de Portugal...

5 comentários:

C*inderela disse...

Gosto muito de história, e o periodo do holocausto realmente é um periodo interessante de ser estudado devido às atrocidades e ideologia dominante da altura, que nunca vou conseguir compreeder este periodo de tortura.

bjokas

Anónimo disse...

ando para ler esse livro há mto tempo...mas n tenho tempo lol ...dp diz s vale mm a pena

Madalena disse...

Não ligues ao q os outros dizem, normalmente quase todas as pessoas gostam de fazer criticas destrutivas...fazes muito bem em ler esse livro, para termos uma opinião formada temos q saber todas as versões....

Verinha disse...

Eu acho que devemos saber sempre os 2 lados das histórias, visto que as acções dele fazem parte da nossa história, todos deveriamos saber também a versão dele.
Acho que se te interessas pelo assunto, então fazes muito bem em conhecer os dois lados!
Mas realmente há pessoas que só o facto de na capa estar o nome ou a figura do Hitler acham logo que és nazi ou coisa assim, ainda existe um grande estigma na nossa sociedade, principalmente das pessoas mais velhas, ascho que a camada mais jovem já não faz olhares assim tão estranhos.

Mas lê e não ligues a olhares recriminadores! lol

Bjks***

Agridoce disse...

Está na minha lista de livros a ler... Acho que, como em tudo, há que ter a mente aberta e não "negar à partida uma ciência que se desconhece"! Nunca fez mal a ninguém ler e aprender, seja qual for o tema mas, sobretudo, quando se trata de uma das personagens mais importantes da História do século XX.