segunda-feira, 29 de junho de 2009

A culpa é das mulheres!


Eu acredito que muitos problemas que a nossa sociedade atravessa se devem à emancipação da mulher. (por favor, atirem as pedras mais devagarinho)...

  • A emancipação das mulheres passou pela possibilidade de elas controlarem a natalidade. Começaram a tomar a pílula, mas simultaneamente também começaram a ter vícios que eram até então de homens: fumam e bebem álcool. Essa mistura explosiva entre álcool, tabaco e contraceptivos orais, fez com que surgiram novas doenças nas mulheres que antigamente eram maioritariamente de homens: AVC, enfartes do miocárdio, etc. Já sem falarmos da taxa crescente de infertilidade porque, associados a estes novos hábitos, a mulher passou a dar prioridade à carreira e por isso planeia gravidezes muito mais tarde.

  • As mulheres passaram a trabalhar fora de casa. Chegam a casa e têm pouco tempo e paciência para passar horas frente ao fogão para cozinhar um jantar saudável para a família: sopa, legumes, etc. E passámos à era dos congelados e fast-food: batata frita, lasanha, hamburgueres, fazem as delícias de todos. As mudanças na alimentação fizeram aumentar o número de doentes com colesterol, doenças coronárias, cancros, etc. E surge a obesidade infantil.

  • As mulheres trabalham e passam muito pouco tempo em casa. E muito há a fazer. Por isso a mulher passa a acompanhar cada vez menos os seus filhos. Ainda sou do tempo em que as mães preparavam o lanche, brincavam e supervisionavam os trabalhos de casa. Agora, não há tempo para isso, nem para levar os filhos à bola. É um descanso a criança passar horas a fios na internet e a jogar playstation, mesmo que para isso não sociabilize com ninguém. As crianças são «largadas» e perdem valores/ educação. Os pais não têm tempo para educar os filhos mas também não querem que esse trabalho seja feito pelos professores.

  • A mulher emancipou-se, começou a trabalhar e a ganhar a sua independência económica. A mulher já não precisa do homem para a sustentar. Por essa e outras mils razões (liberdade sexual, etc), a mulher (e neste caso tb o homem) não estão para aguentar certos problemas e apontam para o divórcio com muita mais facilidade. As relações são muito mais éfemeras.

  • Com a emancipação, a mulher pode finalmente libertar-se e mostrar o corpo. Criam-se modas e as mulheres rapidamente ficam prisoneiras do culto do corpo. Surgem novos problemas chamados anorexia, bulemia, etc.

Não sou machista nem feminista. Tento ver as coisas de uma forma imparcial e acredito mesmo no que acabei de dizer. Claro que acho positivo as mulheres terem saído do jugo do homem mas acho que se perderam grandes pilares da nossa sociedade. Nada é importanto, nada é estável.

As mulheres são a base de uma Nação. O nosso papel sempre foi e será importante. Mas ao assumir um papel que era do homem, tivemos que descurar o nosso próprio papel: o lar, a família, a educção. Atrás de grandes homens estão sempre grandes mulheres. Demos apoio aos guerreiros, mantivemos fábricas em funcionamento durante a guerra, etc. As mulheres não podem descurar o seu papel original. Não é vergonha ser e assumir ser dona de casa e sinceramente acho que se mais mulheres fossem donas de casa acho que a nossa sociedade ganharia com isso. Mas claro, que a vida está tão cara, que poucos se podem permitir que a mulher não trabalhe...

6 comentários:

Clara disse...

Dina, concordo contigo... Já tive imensas discussões acerca deste tema. Posso dizer que já fui "apedrejada" vezes sem conta, porque as pessoas não perceberam o meio termo que tu tão bem explicaste! A mulher emancipou-se, foi uma necessidade, mas mudou muito o comportamento da sociedade, também!

tatanita disse...

Estou tão tão tão de acordo!!! Mesmo, quem me dera que o tempo fosse como antes!!!

Me disse...

Não concordo com o título. Pela frieza e por resumir excessivamente a realidade.

Concordo com a totalidade do conteúdo.

Faço minhas as tuas palavras.

Mas quando demonstrava essa minha opinião na faculdade (eu que estudei e trabalho numa área de homens) era olhada como uma verdadeira freak!!!

Bisouxxx

Dina disse...

Fico contente por ter pessoas que percebem e concordem com a minha opinião. É que normalmente olham para mim de tal forma quando assumo isto.

Me, o título é claramente exagerado mas deve ser da minha veia jornalística... sabes como é, somos chamados a usar títulos sensacionalistas ;)

Carla disse...

Assino por baixo..
Jinhos

Verinha disse...

Mudei de endereço, agora é http://ossentimentoseeu.blogspot.com

Bjks***

Depois volto com mais calma