sexta-feira, 20 de março de 2009

O Último Papa


(no dia 20 de Setembro de 1978)
"Os anos de Cristo serão os meus dias. Hoje é o vigésimo quinto dia do meu Pontificado, os anos de Cristo foram trinta e três." (João Paulo I)

1978, Cidade do Vaticano. Às 4.30 da manhã, a irmã Vincenza, assistente pessoal de João Paulo I, chega à antecâmara dos aposentos pontífices com o pequeno-almoço. Deseja os bons dias ao Papa mas, pela primeira vez, não é convidada a entrar. Só quando mais tarde ganha coragem e abre a porta, descobre que Albino Luciani, representante de Deus na Terra, jaz morto na cama. Tinha sido eleito Papa há apenas 33 dias.

2006, Londres. Sarah Monteiro, uma jovem jornalista portuguesa, está de regresso a Londres depois de umas férias na terra natal. Ao chegar, encontra entre a correspondência um envelope que lhe chama a atenção. Lá dentro, uma lista com nomes de personalidades públicas e pessoas desconhecidas, entre eles o de seu pai. A lista tem mais de 25 anos e muitos dos nomeados já faleceram. Mas como cedo irá descobrir, aquela lista pode transformar-se num bilhete para a morte.Com a ajuda de um homem misterioso com muitos nomes e poucas respostas, inicia uma frenética corrida para escapar à morte. De Londres a Lisboa e a Nova Iorque, terá que levar a melhor a uma organização secreta que não olha a meios para deitar a mão à lista, e impedir a divulgação de um segredo que o Vaticano esconde há quase trinta anos.



Numa ida à FNAC, deparei-me com este livro do Luís Miguel Rocha. Torci o nariz apesar da história me chamar a atenção (adoro conspirações no Vaticano). Desculpem, mas tenho uma certa relutância a escritores portugueses. Mas deixei-me tentar. Nas primeiras páginas estranhei muito o estilo do autor. Mas depois adorei. Já vi histórias mais giras, admito. Mas adorei o livro, não é muito descritivo, a acção desenrola-se a um ritmo alucinante, tem dados verídicos, tem muito suspense e reviravoltas. O final fica totalmente em aberto. Já há um tempo que não devorava um livro com tanto prazer.


Vou já é procurar o novo romance dele «Bala Santa»! Não vou descansar enquanto não o devorar tb!

2 comentários:

anaaaatchim! disse...

Acho que é a primeira opinião positiva que leio deste livro Dina =)
Também já estive de olho nele, pois como tu, adoro uma boa conspiração que meta a igreja (sim sou pimba nas leituras, e depois?)... mas depois li, e ouvi várias opinioes, que me fizeram "passar à frente"...
Talvez reconsidere, e peça pelo menos o livro emprestado ao meu pai ;)

Dina disse...

Sim, tenta passar das primeiras páginas. No início fiquei relutante mas depois começa-se a entrar na acção. A história em si não é nada de mais mas o ritmo e a maneira de ser contada é que o torna um livro interessante. Se o teu pai o tem, não custa nada tentar ;)