terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O fiel Jardineiro


Ao contrário de muita gente, nunca vi o filme. Estava com curiosidade de ler alguma coisa de John Le Carré. Muitas vezes, era referenciado nas capas de outros livros, era como se fosse o mestre do seu género literário. Gostei da história que gira à volta da corrupção em África por parte das empresas farmacêuticas e das estratégias mais sujas de testar novos produtos.
«Nas margens do lago Turkana, no Quénia, um a mulher jovem e bela, Tessa Quayle, é brutalmente assassinada. O seu suposto amante e companheiro de viagem, um médico sul-africano, desapareceu sem deixar rasto. Justin, o marido de Tessa, ambicioso diplomata da Embaixada Britânica em Nairibi, o grande amante da jardinagem, não aceita a versão oficial do crime e empreende, por sua conta e risco, uma busca pessoal em perseguição dos assassinos de sua mulher.»
John Le Carré nunca revela tudo e deixa que o leitor forme as suas próprias opiniões. Acho que estava a espera de mais. É uma história muito gira, bem construída, mas falta-lhe ritmo. Mesmo assim, vou ler outra obra de John Le Carré para ver se me captiva mais, mas em todo o caso vale a pena a leitura.

Sem comentários: