quinta-feira, 19 de abril de 2018

A fobia dos alimentos


Por vezes acho que estamos a cair no exagero e numa verdadeira Ditadura da Dieta Saudável. Acredito que devemos educar as crianças para que saibam fazer as melhores escolhas e para que certos hábitos se tornem rotinas, que se irão manter ao longo dos anos. Não deveria ser preciso proibir produtos em bares de hospitais, por exemplo: cada cidadão deveria fazer a escolha certa por ele próprio. E tal como devemos educar e ensinar a fazer contas, a ler, etc., devemos educar para a saúde. E isso sim é obrigação do Estado.

Parece-me exagerado erradicar alimentos da alimentação. Há uma fobia à volta do trigo. Parece um bicho papão, mas este é a base da nossa alimentação. O mal não está no trigo mas nos vários produtos industriais a base de trigo. E nestes o ingrediente "mau" não é o trigo mas sim todos os conservantes e aditivos. Por isso, e tal como qualquer produto, se o fizermos em casa, estaremos a controlar todos os ingredientes: pão, bolos, iogurtes, etc., e serão certamente mais saudáveis. 

Há quem fuja a sete pés do açúcar refinado. Eu também o evito ao máximo. Mas depois não me parece que optar por receitas que têm as mesmas quantidades de açúcar de coco ou mel o torne uma opção mais interessante. É mais saudável certo, mas não deixa de ser açúcar, pelo que deveria se ter cuidado com as quantidades. Não é por ser mais saudável que não tem impacto na saúde. É sempre preciso controlar a quantidade ingerida.

Parece-me que começamos a viver numa Ditadura do Saudável que a longo prazo poderá ter efeitos negativos. O equilíbrio é, em qualquer área, a melhor alternativa. E viver em paz, sem obsessão, é o mais saudável. 

2 comentários:

Maria disse...

tudo tem que ter um equilíbrio :)

Seriously Kidding disse...

Eu tento ter uma alimentacao saudavel e equilibrada. Mas nao sou nada de exageros. Ha dias em que me apetece doces e fritos e essas coisas todas que nao sao muito saudaveis para o corpo. E de vez em quando como essas coisas todas. E nao vale a pena tentarem-me convencer com quinoas e bagas goji e sementes de chia e massa integral... Arroz, batata e massas sao muito bem vindas ca em casa :P

Nini
https://seriouslykdding.blogspot.ie/