terça-feira, 7 de março de 2017

O Rouxinol | Kristin Hannah


Este é um livro que fala de vários tipos de amor (o que une um homem e uma mulher, irmãos, amigos, pais e filhos) e também de amor próprio, de vergonha, de medo, de superação, de ideais. A história passa-se em plena Segunda Guerra Mundial: Kristin Hannah dá-nos a conhecer a vida de Vianne e Isabelle, duas mulheres que irão superar as atrocidades da guerra, cada uma à sua maneira. Muitas vezes esquecemos-nos do papel que as mulheres têm em tempo de conflito. É um livro que nos faz pensar sobre conceitos importantes através de comentários e opções de vida das personagens. 

Admito que no início o livro não me prendeu: as personagens não tinham aquela "aura", aquela garra e personalidade que cativa e que nos faz querer saber mais. Mas a autora consegue mudar o rumo da história, e começa a dar-lhe ritmo, a criar emoções fortes (sim, fez-me chorar), a fazer-nos crer que a história segue numa direcção, mas vai noutra oposta, de forma inesperada. 

É um livro com cenas tristes e apaixonantes que nos ensinam que o importante será sempre seguir em frente. E nisso, acho que as mulheres são sempre muito mais fortes do que os homens: na auto-superação, em nome do nosso amor e do amor que temos pelos nossos filhos. Leiam, acredito que vão gostar. 

Sem comentários: