segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O Labirinto dos espíritos | Carlos Ruiz Zafón



É daqueles livros agridoces que nos entusiasmam até à última página mas que nos deixam um sabor amargo na boca por nos custar tanto despedir-nos das personagens. Tudo neste livro é mágico: a melodia das palavras, o jogo de expressões, a mestria da construção das personagens. Carlos Ruiz Zafón apaixona: faz-nos sorrir com a forma como ele brinca com a linguagem. É um verdadeiro mestre. 

O Labirinto dos Espíritos é o livro que une as histórias dos outros livros da saga "O Cemitério dos livros esquecidos" (A Sombra do Vento; O Jogo do Anjo; O Prisioneiro do Céu) e que nos revela mais sobre a família Sempere e as personagens que se foram "perdendo" ao longo da saga e onde o autor também nos fala sobre o pós-guerra em Espanha e o regime de Franco. 

Este é um livro excepcional que deixa saudades. Deu-me uma vontade tremenda de voltar a ler a saga toda, agora com outros olhos. Este livro deixou-me sem palavras. É daqueles que nos tocam no mais profundo da alma. E para amantes da literatura e dos livros, é uma grande homenagem.

Deixo um pequeno excerto que me encantou:
"Uma história não tem princípio  nem fim, só portas de entrada. Uma história é um labirinto infinito de palavras, imagens e espíritos escondidos para nos revelar a verdade invisível a respeito de nós mesmos. Uma história é, em última análise, uma conversa entre quem a narra e quem a escuta, e um narrador só pode contar até onde lhe chega o ofício e um leitor só pode ler até onde leva escrito na alma.  
É esta a regra-mestra que sustenta todo o artifício de papel e tinta, porque quando as luzes se apagam, a música de cala e a plateia se esvazia, a única coisa que importa é a miragem que ficou gravada no teatro da imaginação que todos os leitores têm na mente. Isso e a esperança que todo o fazedor de contos acalenta: que o leitor tenha aberto o coração a alguma das suas criaturas de papel e lhe tenha entregado qualquer coisa de si para torná-la imortal, ainda que seja só por uns minutos."


2 comentários:

Sílvia disse...

Tenho mesmo, mesmo que ler :)

Girl in the Clouds disse...

também quero ler este livro!!