segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Muffins de pêra e cacau. Mais uma receita fit para começar bem a semana



Domingo de chuva é propício a ligar o forno e cozinhar um bolo. Nesta fase só tenho feito bolos sem açúcar e gordura adicionada e ontem lembrei-me de experimentar uns muffins de pêra e cacau: afinal a aliança entre estes dois ingredientes sai sempre vencedora. Não esperem uma textura alta e fofa, porque têm pouca farinha. É uma textura mais húmida por causa da compota: mas é muito saborosa. O pequeno amou: diz que estes quequezinhos escurinhos foram os melhores que já fiz (pessoalmente gosto mais dos de banana e de maçã). 

Para 12 muffins, vão precisar de:
  • 2 pêras
  • 2 ovos
  • 200g de compota maçã/ pêra sem açúcar adicionado (tipo Blédina ou então sempre podem triturar 2 pêras)
  • 20gr de amêndoa em pó (moí na Bimby, com pele e tudo)
  • 80gr de farina integral (ou outra à escolha)
  • 15 gr de cacau em pó sem açúcar
  • Fermento q.b
  • Chocolate 70% para fazer pepitas (facultativo)
  • Algumas amêndoas laminadas


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar as pêras e cortar em cubos pequenos. Reservar.
Misturar os ovos e a compota. Adicionar os ingredientes secos (farinha, fermento, amêndoa em pó, cacau) e misturar. Adicionar as pêras cortadas (aqui também podem adicionar pepitas de chocolate 70% mas não acho que faça alguma diferença). Colocar a massa em formas de muffins e polvilhar com amêndoa laminada. Cozer 20 minutos. Deixar arrefecer, desenformar e provar!

3 comentários:

cozinha100segredos disse...

Parecem ser maravilhosos! Beijinhos

A Lila disse...

Que bom, adorei! Um dia destes vou tentar se bem que não me devem sair assim tão bem,eheh
Já sigo o blog,beijinho!

http://missweetie.blogspot.pt/

Dina disse...

A Pimenta: Gosto imenso dela :) Já usei mais do que uso mas é uma grande ajudante principalmente para quem tem filhos. Consegues pôr o jantar a fazer e ir tratar de banhos e afins sem preocupações. E claro dá para fazer pratos que nunca faria sem ela. É um óptimo investimento. Comprei-a antes de aparecerem as "concorrentes", por isso hoje em dia não sei se não optaria por uma Yammy mas não posso comentar porque só uso mesmo a Bimby ;) E é bom porque te faz poupar em certas coisas. Compras queijo em barra, e consegues queijo ralado. Uma barra de chocolate tranforma-se rapidamente em chocolate em pó. Consegues moer amêndoa, aveia e fica muito mais em conta do que comprar já moído no supermercado... Mas atenção acho que a Bimby faz engordar :) Só pratinhos e sobremesas boas :)