quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Mini-tartes de cacau e coco


Raramente faço sobremesas lá em casa, porque somos muito gulosos e por isso evito ter doces em casa. Há dias tive amigos a jantar em casa e tinha de preparar uma sobremesa, e então andei à procura na net de uma sobremesa simples e com ingredientes mais saudáveis. Encontrei uma receita de mini-tartes de cacau e coco e toda a gente gostou.

Para 5 mini-tartes (vai depender do tamanho da forma), precisam de;
  • 1 chávena e meia de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de cacau
  • 2 colheres de sopa de coco ralado
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (podem substituir por outra gordura)
  • 2 colheres de sopa de mel bem cheias 

Triturar a aveia, o coco ralado e o cacau até obter uma mistura homogénea. Eu usei a Bimby e aqui está o ponto fulcral da receita. Têm de triturar até ficar mesmo tudo bem moído e alcançar uma mistura bem homogénea, senão não vão conseguir moldar a massa nas formas. 

À parte misturar o mel e o óleo de coco e aquecer ligeiramente até estar completamente líquido. Juntar à mistura anterior e envolver bem com as mãos, até obter uma massa homogénea. 

Dividir a massa em porções iguais. Pincelar as formas com um pouco de azeite (recomendo usar formas de silicone para facilitar o acto de desenformar) e forrar as formas com a massa, comprimindo bem para a massa não partir (basicamente como se faz quando se prepara uma base para cheesecake). Colocar ao frio cerca de 1 hora. 


No momento de servir (só se recheia no momento de servir porque a humidade do recheio tira o quebradiço da massa), desenformar, colocar num prato bonito. Rechear com iogurte grego e um fio de mel. Decorar com fruta a gosto, desde frutos vermelhos, banana, etc (eu usei banana madura e pêssego). Para o recheio podem ser criativos: colocar quark, mascarpone, natas batidas, canela, etc. A sobremesa não fica muito doce, mas é muito saborosa e leve. Toda a gente gostou. É uma receita a repetir com certeza

Receita e foto daqui

1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Descobri este cantinho por mero acaso! Adorei e já estou a seguir! E esta receita vai comigo! Beijinhos