sexta-feira, 23 de março de 2012

Ser genuíno é ter leveza


"O nosso destino é sermos leveza ao invés de peso. Como os balões chineses. Insuflamos, expandimo-nos, subimos ao céu e depois desaparecemos para sempre. Não há dois balões iguais. Cada um só sobe uma vez, só faz uma viagem e sendo assim, cada balão é único. O nosso propósito sempre foi esse: sermos leveza, sermos únicos. Invadirmos gloriosamente os céus com a nossa chama."

Esta frase resume tão bem as coisas, de uma forma poética, mas tão acertada. Acho que nem vale a pena acrescentar mais nada. Só temos uma vida, que tem que ser aproveitada ao máximo. E somos ser únicos e isso é também um bem precioso, o que muita gente se esquece, numa altura em que toda a gente quer ser a fotocópia do vizinho: ter a mesma roupa, o mesmo carro, o mesmo estilo de vida, etc. Ser genuíno e viver à nossa maneira pode ser desgastante mas é tão benéfico e recompensador. É a única maneira de se ser feliz. Esquecer o que os outros possam pensar, por sermos diferentes. Porque a diferença é que nos dá beleza. 

Cada pessoa tem uma chama. Temos que aprender a lhe dar valor. A nós, pode parecer-nos menos viva, menos bonita que a dos outros. Mas é nossa. Por isso há que ganhar confiança e invardirmos o mundo com a nossa chama. E conquistar tudo a que temos direito...

* O Bom Inverno | João Tordo

9 comentários:

Meia Lua disse...

Muito bonito! Beijinho e bom-fim-de-semana *

Alice disse...

tens toda a razão, em continuidade com o post anterior e o que eu já escrevi a propósito disso!

(Já leste o livro, pelo que percebi; comecei agora a lê-lo; gostaste? Eu ainda me estou a habituar à história...)

Bjs e bom fim-de-semana

Opinante disse...

Adorei ler este post, muitos parabéns!

Dina disse...

Alice: Gostei. Já lestes outros livros dele? João Tordo tem livros especiais, não lineares. Mas tem ensinamentos lindos e se estivermos abertos às ideias, os livros são bons. Se não, são simplesmente estranhos. Mas vale a pena ler...

Alice disse...

Dina,

Ainda não li nada dele. Estou a iniciar a leitura porque tinha ouvido falar dele e da escrita dele. O "Bom Inverno" veio com o D. Amélia da Biblioteca. E hoje, depois desta semana termos falado do D. Amélia, achei piada citares o livro que eu andava a ler.

Ainda não tive tempo para poder avaliar. no fim de semana espero dar uma boa avançada na leitura e depois digo-te.

Beijinho

Guinhas disse...

Verdade!!Carpe Diem :)

Cláudia disse...

Deixar de invejar os outros pelo que são e focarmo-nos mais no que podemos vir a ser se assim o quisermos.

Nokas disse...

Tenho que ler, adorei!!

Queres namorar comigo? disse...

Queres namorar comigo?
Talvez, nos dias de hoje, já quase ninguém pergunte ❝Queres namorar comigo?❞, mas já todos namoraram e provavelmente ainda há muitas histórias de (des)amor para contar seja para rir ou para chorar. A tua vida dava um livro? Já te partiram o coração 1001 vezes? Achas que o Karma te persegue mais do que as Finanças? És a pessoa mais feliz do planeta? Conta-nos tudo! O que deste, o que recebeste, o que perdeste e o que ainda tens para mostrar no campo sentimental a quem fizer com que te caia a máscara. Não queremos contos do fantástico, queremos testemunhos verídicos, queremos que a tua história faça parte do livro que faltava. - Envia a tua história para: queresnamorarcmg@gmail.com e mais tarde poderá ser publicada!