terça-feira, 22 de novembro de 2011

A obsessão das dietas


Sou apologista que toda a gente deveria optar por uma dieta alimentar saudável. Mas penso que há por aí demasiada gente obcecada pelo que ingere. Devemos ter cuidado, apostar em legumes/ fruta fresca, carnes brancas, limitar gorduras, beber água, mas não nos devemos privar de um bom petisco quando nos apetece. Será que faz assim tanto mal comer batatas fritas de vez em quando, um chocolate, uma sobremesa doce? Se cuidarmos de nós e não fizermos destes "mimos" algo diário, as pessoas não têm que se privar! E viver frustradas com isso!

Há um exemplo de duas amigas, ambas com filhos pequenos, bem exemplicativo. A primeira aposta numa alimentação saudável em casa, com sopas diárias, fruta, etc. Raramente comem fritos e doces. Mas quando leva a filha ao Mc Donalds, deixa a miúda comer o seu happy meal sossegada, porque é uma excepção, um mimo. Enquanto que a outra é capaz de fazer batatas fritas três vezes por semana, dar bolycaus ao pequeno-almoço, etc; mas quando vão ao Mac obriga o miúdo a comer as cenouras, sumo de laranja, etc., porque o Mac faz mal! Isto não dá vontade de rir?

Este exemplo é referente a crianças mas conheço muitas mulheres assim que diariamente, em casa, comem o que querem, mas depois em momentos sociais, junto de outras pessoas privem-se de certos alimentos porque não é saudável. Será que a situação mais certa não seria a contrária?

21 comentários:

Unknown disse...

Acho que não há mal nenhum em comer algo doce ou menos saudável de vez em quando! A tua amiga que deixa o filho comer no Mac de vez em quando porque em casa consome comida saudável pensa exactamente como eu. bj:)

Nokas disse...

Há que saber comer...e parece que essa última não sabe!!

Tsuri disse...

Essa está boa, de obrigar os miúdos a comerem as cenouras no Mc Donald's. Devia haver um equilíbrio, principalmente em casa para que as crianças se habituem desde cedo a entrar numa rotina correcta e saudável.
beijinhos

Cacau disse...

Olha eu concordo com a 1ª! Seguir uma alimentação saudável (que é o que faço) e de vem em quando mimar-me á vontade com pequenos grandes prazeres!

rosa_chiclet disse...

O mais importante é saber comer correctamente... de vez em quando também sabe bem comer umas "porcarias" :)

Sini disse...

Não me privo de comer nada mas preocupo-me com o meu peso e com a minha imagem! Faço desporto sempre que posso para queimar umas caloriazinhas a mais e para libertar o stress! :)

Bianca disse...

Olá Dina,
Adorei seu blog!
hahaha, tb adorei seu post.
Aqui em casa sou adepta à alimentação saudável, mas não me privo das bobagens. Estou de dieta há uns 2 meses e emagreci 1kg, talves 2. Isso porque não abri mão do meu pão pela manhã, nem do meu biscoito amanteigado no trabalho. Mas do que achar que engano aos outros, não intensiono enganar a mim mesma, né?
Beijos

Alminhas disse...

Oi Dina... pois mas isso são dietas para os outros verem e não para se fazerem. lol Existem pessoas que preferem ficar com meio metro de língua de fora só para mostrarem aos outros que são saudáveis. Hoje em dia não se faz dieta por uma questão de saúde, mas sim porque fica bem fazer dieta... é jet! lol Estou a ser mázinha... Mas acredito que muita gente pense assim. Beijocas

Dear disse...

Eu penso exactamente como a primeira :)

Zoana disse...

Ora nem mais!
E mais...se uma pessoa já de si seguir uma alimentação cuidada, não tem de andar constantemente a arranjar dietas para fazer (como eu...lol).

Devaneios.de.mestra disse...

Eu faço o contrário, em casa tento ter uma alimentação o mais correcta possível e ao fim de semana quando estou entre amigos como o que mais gosto e nem penso se vai ficar na anca ou na barriga :) E se não fosse assim andava deprimida todos os dias porque o que eu gosto de ir ao Mac e a outros parecidos huummm :)

verniz escarlate disse...

Cada tolo com a sua mania... ;)

Opinante disse...

Uma vez por outra não tem mal, bem pelo contrário ;)

luarte disse...

Há imensos casos assim. O importante é sabermo-nos educar diariamente para uma alimentação saudável. Este género de aprendizagem evita os chamados sacrifícios das dietas. Se há coisa que me faz urticária é gente niquenta com as dietas e depois vai-se a ver e, e...
Beijinhos

Marabunta & Framboesa disse...

esse exemplo é muito bom!!! eu também acho que devemos ter uma alimentação equilibrada! Ultimamente ando com tendência para comer porcarias mas vou ter que me acalmar :p

Soneca disse...

Dina, nunca ouviste dizer que é mais fácil parecer do que ser? Ah, pois é! E isto aplica-se em n assuntos!

Miss Star Pink disse...

Dina sem qq tipo de comentários. Estou chocada! Não sabia que existia esse tipo de pessoas, muito estranhas por sinal!
Temos que ter uma alimentação saudável e ir ao Mc de vez em qdo não mata ninguém.

Beijocas

Senhor Geninho disse...

De facto a excepção devia ser o Mc Donalds e não a regra. E nem é o local certo para se procurar comida saudável...

Vê o documentário "Super Size Me".
Acho que diz tudo!

Isa disse...

Exactamente, penso mesmo como tu! Já me perguntei várias vezes porque é que isso acontece? Não encontro uma justificação válida! Eu sou mesmo o contrário, ao dia de semana tento fazer uma alimentação sem fritos, doces e gorduras, mas ao fim de semana existe sempre lá um pequeno pecado, que bem mereço!

Cláudia disse...

a excepção deve ser a regra, ou seja, comer uma outra porcaria de vez em quando deve ser a excepção que confirma a regra de que uma boa alimentação diária é a melhor opção diária...

Guinhas disse...

No comments!Mas fez me lembrar uma pessoa que conheço que é toda fixada em desporto, alimentação saudável e..e...depois dá ao filho massa com queijo e ketchup; o miudo come barras de cereais atrás de barras e dps adora opinar sobre a alimentação das outras crianças!!Haja dó e noção do ridiculo, não?!