terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sonhos


Não gosto de pessoas que vivem os seus sonhos através dos filhos. Os filhos são dos pais pelo simples facto de os pôr ao mundo, mas as crianças pertencem ao mundo. E devem fazer dele o que mais os faz felizes. Os adultos não podem concretizar os seus sonhos através de outros seres. É egoísta e demonstra falta de sensibilidade. Não é por termos querido em criança tocar piano ou pintar quadros dignos de Van Gogh, que os nossos filhos vão ser felizes assim...

É responsabilidade dos pais incentivar as crianças a potencializar as suas capacidades e a apoiá-los no desenvolvimento das Artes. Mas não os podemos obrigar a gostar daquilo que os adultos gostam. Só contribui para a infelicidade das crianças. Vejo tanta gente a obrigar os seus filhos a inscreverem-se em determinado desporto, ateliers de música,..., só porque é o seu sonho. Aborreço-me quando me dizem que inscreveram a filha no ballet, apesar de ela querer inscrever-se no futebol,  e que acrescentam «o meu sonho era ter sido bailarina». E depois há aquelas que obrigam os filhos a inscreverem-se em castings para serem modelos e actores à força. Que coibem meninas de comer para não serem gordas para poderem ser isto ou aquilo.

Considero isso tão doentio. Para a pessoa em si que não é capaz de lutar pelos seus sonhos. Pelas crianças que são obrigadas a viver uma vida que não é delas. É o repetir de um ciclo de frustração por não se poder viver as suas paixões. Cada um tem que viver a sua vida. E lembrarmo-nos que nem sempre podemos alcançar tudo na vida. Mas que podemos ser feliz nesta vida imperfeita. Porque felicidade não é um facto: é uma maneira de ser.

8 comentários:

Tsuri disse...

Tenho um caso muito próximo onde um pai projecta e impõe à filha os seus sonhos. A criança é frustradíssima ao ponto de quase se ter dado uma tragédia. Foi preciso algo grave acontecer para esse pai "acordar". É triste.
beijinhos

Nokas disse...

Não gostava de ter uns pais assim...não deve ser fácil crescer num ambiente desses!

Ana disse...

Gosto tanto dos teus devaneios. Não podia estar mais de acordo :)

Somos seres do Mundo, e está tudo dito :)

Beijinho, querida :)

Nany disse...

"Não gosto de pessoas que vivem os seus sonhos através dos filhos. Os filhos são dos pais pelo simples facto de os pôr ao mundo, mas as crianças pertencem ao mundo. E devem fazer dele o que mais os faz felizes. Os adultos não podem concretizar os seus sonhos através de outros seres. É egoísta e demonstra falta de sensibilidade. Não é por termos querido em criança tocar piano ou pintar quadros dignos de Van Gogh, que os nossos filhos vão ser felizes assim..."
Posso fazer destas as minhas palavrs, posso?
Custa tanto, mas tanto ser filho de alguém assim. Dói porque fazemos as vontade e não vivemos e dói porque não fizemos a vontade e tivemos a coragem (egoismo) de tentar viver.

Karina sem acento disse...

Quando tinha cerca de 8 anos a minha mãe inscreveu-me nas aulas de piano, quando sabia perfeitamente que eu queria era ir para as aulas de pintura. Passados 3 meses da inscrição, a minha mãe veio a descobrir que nunca tinha posto os pés nas aulas de piano, que ia sempre para as de pintura (como o professor gostava de mim, deixa-me ir às suas aulas). Quando me perguntou porque é que eu tinha feito aquilo, eu disse que queria ir para a pintura e que ela não me tinha ouvido inicialmente. Aí apercebeu-se e nem resmungou muito comigo - só o suficiente para eu perceber que tinha pago 3 meses de aulas sem eu as usufruir. Tirou-me das aulas de piano e inscreveu-me nas de pintura.

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo. Mas infelizmente há muitos pais que impõem os seus sonhos (e frustrações) aos filhos. E ficam de tal modo cegos por isso, que deixam de ver os seus filhos com olhos de ver. Enfim... é triste, mas é real.

Beijinhos :)

Bomboca do Amor disse...

Eu adorava ter praticado ballet, mas não me passa pela cabeça inscrever o meu filho no ballet.
Acho que os filhos são um espelho daquilo que os pais são, mas com alterações, com gostos e vontades próprias.
Beijinhos querida,
Bomboca do Amor.

C. disse...

Infelizmente vê-se muito disso pois pensam os pais que assim os filhos terão sucesso... a ideia deles de sucesso.