quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Maria faz tudo

Uma Maria faz tudo, não é uma Maria quer fazer tudo!

Há certas concepções de vida em comum e de divisões de tarefas que me fazem sorrir. Adoro ouvir os homens dizerem «mas eu ajudo». Fico logo com a nota mental «a este tenho que lhe oferecer um dicionário». O significado de Ajudar é diferente de Partilha/ divisão. Essa conversa foi uma grande luta no início do meu casamento, porque ele não estava habituado a fazer nada. E ainda hoje apanho a mãe dele a fazer-lhe a cabeça por não é normal ele fazer certas coisas como lavar a loiça.

Os homens devem vir, quase todos, com o dicionário do século XII incorporado. Se fazem a cama e arrumam a loiça, parece que passaram meses numa batalha épica, e esperam que os idolatrássemos por serem uns heróis. Depois assitiste-se a uns quantos cenários burlescos. Oficialmente limparam a casa-de-banho, por exemplo. Mas não limpam metade das coisas, pelo que o efeito de dessarumado permanece e, nós mulheres, devemos fazer tudo de novo. E depois é vê-los a choramingar que nunca damos valor a nada do que eles fazem.

Sem ofensas para a classe masculina, mas antes de qualquer matrimónio, deveríamos poder colocar os noivos num curso de actualização de funcionalidades. Tudo seria tão mais fácil...

18 comentários:

Artemisa disse...

Agora deste me uma boa ideia para um negócio! :) Abrir uma empresa onde se dêm cursos funcionais aos homens de como tratar de uma casa... :D

Bjx

ML disse...

Que post perfeito! É que é tal e qual isso!! :)

Teresa disse...

Apoiada! Se bem que eu não tenho razão de queixa...

a Gaja disse...

Concordo, conheço uns quantos que não são capazes de sequer estrelar um ovo quanto mais lavar a loiça depois...não percebo porque raio as mulheres têm de ser preparadas para a vida e desde cedo começam a ter que fazer essas tarefas e os homens têm tudinho feito até ao dia em que saem de casa, não é justo.

Faz de Conta disse...

Eu por acaso tive sorte ;) o meu marido já vinha com o software actualizado e faz tudo em casa, não ajuda, fazemos os dois. E fazer em conjunto é tão mais fácil e divertido.

C*inderela disse...

Até agora não tenho tido razão de queixa vamos lá ver depois. Mas as lides domésticas não são qualidades especialmente da mulher é uma coisa que se aprende. A diferença é que nos aprendemos desde pequenas e eles vão aprendendo como lhes der mais jeito

Fios de Vida disse...

É realmente verdade. Eu ão tenho razão de queixa porque o meu faz tudo mas às vezes não tem grande sensibilidade para ver que algo está sujo. Mas vá lá que não deixa a roupa espalhada nem espera que depois alguém (eu) a vá arrumar:-) Mas há muitos homens que não fazem uma palha e acham que deve ser assim!

pensativa disse...

O post perfeito!! Como eu entendo. Já levo 14 anos de luta!!

Dina disse...

Nem mais ;)

Artemisa: eu não cobro nada pela ideia criativa, desde que aceites o meu macho à borla... :) (até já nem tenho grande razão de queixas, os treinos intensivos têm dado fruto!)

algodãozinho disse...

Eles são assim porque nós mulheres os educamos assim.
As mulheres quando mães educam de forma diferente o menino e a menina ... e depois isto é um grande ciclo.Como o disseste a sogra (mulher) é quem lhe faz a cabeça.
Filho meu vai aprender desde pequeno que a igualdade é para tudo ! :)

Li disse...

Agora fizeste-me rir...
Comigo é a mesma coisa, só que a minha sogra não lhe diz para não fazer, diz-lhe mesmo para fazer!!!
Detesto é quando eles lá vem com a treta que já fizeram isto e aquilo e no fim?? Lá vamos nós fazer tudo de novo porque está tudo péssimo!!!
Agora apanhou o gosto para cozinhar, ando mesmo muito contente, ao menos isso!!! Aos pouquinhos ele muda!!! :D
Beijinhos grandesssssss e força nessa luta!!

Fio Norte disse...

Uma tarefa partilhada fica sempre melhor, o R. trabalha como eu o dia inteiro nunca reclamamos tarefas dividimo-las naturalmente...
Beijinhos

sofia disse...

Exactamente!!!!

EU VENCI O CÂNCER! disse...

ei tudo bem passa la no meu cantinho tem selinho

Ana Princesa disse...

Cheguei através do blog da sofia e levei o que disseste!
(com os devidos créditos)

O meu cá por casa só faz quando lhe apetece.
Ah tou cansado, ah hj não, amanha...
Pfffff!

Arame disse...

O homem la de casa faz tudo. Mas quando faz, porque tem menos tempo do que eu, sobra mais para mim. Quando faz, leva dias a atirar que fez como se fosse uma coisa do outro mundo!

sofia disse...

Dina Maria
Reparaste que fiz um post com um link para aqui, certo?
espero que não te importes!
Bjs

Dina disse...

Sofia: claro que não me importo! :)