terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gugu dada


Toda a gente sabe que tenho um carinho especial pela espécie Homo Sapiens Acabadus de ser Paius. Quando se pare ou se vê parir a prole, deve ocorrer um mecanismo cerebral qualquer que produz retrocessos nas capacidades linguísticas dos seres humanos.

Se alguns pais tivessem noção da figurinha que fazem quando falam com os filhos (principalmente quando já são grandinhos). Qual é a necessidade de falar agarrotado com eles? Se queremos estimulá-los em termos de fala, porque não falar correctamente com eles, com um português correcto. «O que é isso, hein, hein, um ão-ão? [cão]», «como se chama a ti-tia, é tina, tiiiinaaaa?[catarina]»...E então se for emigrante ainda melhor! Gosto de ver pais a falar assim, e os filhos a responderem num português mais fluente. Fico sem saber qual é o cérebro menos desenvolvido por ali...

8 comentários:

Raspberry disse...

Completamente de acordo! Tenho um irmão mais novo e passava-me com a minha mãe quando ela começava com essas coisinhas.

Gelatina de morango disse...

Nem mais. Além do mais as crianças aprendem por imitação, não adivinham qual é a forma correcta de dizer as palavras.

Cor do Sol disse...

Eu, como Educadora e já estive em Creche, nunca falei abebezado e eles entendem na mesma. Se aprendem uma supostamente facil também aprendem as supostamente complexas.

Lau* disse...

Quando são bébes não digo que os pais não façam essas "figurinhas" agora quando os miudos falam bem os pais é k fazem figuras ridiculas lol...acho que sendo os miudos já grandes não havera necessidade para isso mas....

Fios de Vida disse...

Há gente que não deve saber bem a figuinha que faz! E vê-se cada uma! Depois claro, os miúdos ficam infantis! Cá se fazem, cá se pagam:-)

Kikas disse...

há adultos a fazerem com cada figurinha com as crianças xD

Miss Star Pink disse...

Hello Dina!:)
Amanhã às 15h há desafio lá no blogue.

Beijoca

Nokas* disse...

Tens toda a razão. Muitas vezes são os próprios pais que infantilizam os filhos.