sexta-feira, 25 de junho de 2010

Gostos não se discutem


Os dois últimos livros que li foram «O Evangelho segundo Jesus Cristo» de José Saramago e «Kafka à beira-mar» de Haruki Murakami. Dois escritores muito apreciados mas de quem ainda não tinha lido nada. Sinceramente tinha muita expectativa quanto ao de Murakami, mas o de Saramago foi escolhido, estando certa que iria ser um tormento...

E no fim, ambos me surpreenderam. Não gostei do Kafka à beira-mar. Ou sou eu que não tenho sensibilidade para apreender o significado da sua prose ou aquele surrealismo todo não faz de todo o meu género. Em suma: uma desilusão.

O Evangelho segundo Jesus Cristo, pelo contrário, fez-me descobrir a mestria e genealidade de Saramago. Aquela aptidão de brincar com a língua, a ironia subtil mas tão inteligente apaixonou-me. Para quem não sabe, cresci rodeada de grandes clássicos da literatura francesa. Nunca tinha encontrado nada semelhante cá, em Portugal. Mas agora sim. Só me resta descobrir os restantes livros de Saramago. O importante, é que os grandes mestres permanecem vivo para além da morte. Vivem através da nossa paixão, e do que sentimos ao saborear as suas palavras...

15 comentários:

Gelatina de morango disse...

Já li o Kafka à beira-mar há uns 4 anos, já não me lembro de metade da história (sou assim, tenho uma memória invejável :p) mas lembro-me que também não ficou na lista dos meus preferidos, não mesmo!
Beijos

Clara disse...

Infelizmente não consigo ler Saramago. Já tentei de diversas formas e não há meio... não vai lá!!!

sakura disse...

Eu gosto imenso de Haruki Murakami, tenho imensos livros dele. Mas concordo contigo que tens de entrar na onda do surreal, ou não se consegue apreciar nada do livro.
Mas gostos são gostos :)

Bjinhos***

C. disse...

não conheço o murakami, mas adoro a escrita de saramago. aquele sarcasmo... beijinhoo

Fios de Vida disse...

Ainda não li o Kafka embora esteja na prateleira do meu irmão e seja só tirar. Quanto a Saramago é uma boa descoberta quando nos dispomos a isso. É como disse Pessoa "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

Sara disse...

Adorei o Evangelho segundo Jesus Cristo de Saramago, aliás gostei de todos os que li dele! Os que gostei mais foram: o Homem Duplicado, a Jangada de Pedra, o Ensaio sobre a Cegueira e a seguir A Caverna e o Memorial do Convento...
É, sem dúvida, muito especial ler um livro dele!
Beijinhos

Soinita disse...

Do Saramago só li o Caim. =)
Tenho o Evangelho em casa. Acho que vai ser o livro das férias de Agosto.
Bjitos

Faz de Conta disse...

Ainda não li nada, nem de um nem de outro (uma vergonha! lol). Tenho de tratar disso.

Agridoce disse...

Eu sou fã de Saramago, por isso só te posso dizer que compres mais e mais, porque vale a pena!
Já o Murakami, junto-me a ti... Li, por curiosidade, mas não achei assim muita piada... O meu pai gosta, e tem vários. E o meu marido também gostou. Mas eu não consegui ler mais nada dele... Boas leituas :)

Anuska disse...

Gosto quando os livros me surpreendem. Ainda não li nada de Saramago, talvez em breve.

Anónimo disse...

Como te tinha dito tens de gostar do estilo surreal ou não se gosta
:-)
Saramago tenho alguma dificuldade em ler, mas depois dessa tua crítica estou com vontade de dar uma segunda hipótese...
Bjs e bom fds

Truly in love... disse...

Só li uma obra de Saramago e sinceramente não me apaixonou a sua escrita.

Mas depois da critica aqui feita... irei procurar uma obra mais no meu estilo de leitura.
Bom domingo.

Anónimo disse...

Conheço alguém que diz "Os gostos discutem-se, mas são relativos", e eu concordo.

Ainda não li nenhum dos dois livros que falas... e, confessando que estou mais virada para Haruki Murakami e não conseguir até hoje ler um livro de Saramago até ao fim, admito que já aconteceu muitas vezes mudar de ideias durante e depois da leitura...

Um dia destes comento algo mais substancial sobre ambas as coisas de que falas, aí sim, vou poder concordar... ou não! =)

Olhos Dourados disse...

Tentei ler Saramago, e não gostei.

A♥ disse...

Estou a ler agora o Kafka. Ainda estou muito no início mas, até agora, estou a adorar :)
Big Kisses