quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ser polícia é...


Nem vou aqui abordar as regras da instituição, as formalidades, o estatuto, as burocracias, etc., porque senão em vez de um post escreveria um livro.

Ser PSP pressupõe usar farda. E Deus sabes o quanto gosto de fardas! Há homens que ficam uns verdadeiros pãos. Mas quando olhamos para um agente fardado, será que alguma vez imaginamos o custo que têm estes trapinhos para o agente?

Dois factos:
Direito: um agente recebe por mês 5 €uros para subsídio de fardamento.
Dever: zelar pelo estado e limpeza da farda. E aqui é que começam os problemas.

Porque o azul escuro, passa rapidamente a um rojo esquesito. Um boné aguenta em bom estado dois, três meses. E se a farda não estiver irreprensível, o agente assujeita-se a um processo. Um polícia tem que comprar TODO o fardamento, nada lhe é dado. Nem as algemas. E o mais pitoresco é que os polícias nem conseguem encontrar tudo o que é necessário no serviço de Fardamento. Onde vão então? Recorrem à feira da ladra para comprar determinadas botas, casacos e as algemas. Cómico não?

Moral da história: sábado vamos à feira da ladra para o meu querido fazer compras e pela lista do que precisa acho que vai lá deixar mais de 250€! Por isso, se fores de Chelas ou da Damaia e o teu passatempo preferido for perseguir polícias, não os mates nem os magoes. Tira-lhe antes a farda e vende-a depois no mercado negro. Negócio garantido!

7 comentários:

Anónimo disse...

lol
não incentives essas coisas que o meu "noivo" (q giro dizer isto :)) é GNR!! e um dia destes aparece-me nu em casa!!ahah
e sabes se baterem com o carro em serviço tb pagam o conserto...

Dina disse...

Lol pelo menos ainda dá para te rires da cara dele! Sim, eu sei disso tb. Os carros não têm seguro e se for culpa do agente é ele que paga! Que país que nós temos!

Elisabete disse...

Devo-te dizer que sei muito bem do que falas! O meu irmão também é senhor agente :) e passa exactamente pelo mesmo!
Eu acho é que a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia de como se passam as coisas e da vidinha que eles levam!
Fico parva com o horário que eles fazem (isto para aqueles que fazem os gratificados)! Não tem jeito nenhum...
Isso dos carros também é um pormenor muito engraçado :))

As Cores da Vida disse...

Pois é o meu namorado tb é da psp ..e volta e meia la vamos nós comprar bonés , camisas ..enfim ..porque aquilo ao fim de um tempo fica mesmo feio....

um grd beijinho e adiciona me **

Kikas disse...

sim, já sabia de tudo isso.. e a dos carros também. é degradante.. trabalham para um bem-estar público mas pagam para isso! bahhhh

Me disse...

É a pequena maravilha que é o nosso (i)real país...

(Felizmente abomino homens fardados...)

Pecansis disse...

Pensava que a farda era dada, faz todo o sentido que assim seja.

Isto é absolutamente ridiculo.

bjs