domingo, 13 de setembro de 2009

Quem quer lanchar? | ACTUALIZADO


Que melhor do que um bolo maravilhoso para um lanche de Domingo? O marido está cansado (acabou hoje a semana de trabalho) e preparei-lhe este lanchinho. Não tem bom aspecto? É uma combinação de sabores maravilhosos: maçã, canela, passas e massa folhada. Estão servidos?

A pedido de muitos gulosos, venho aqui partilhar a receita deste bolo. Espero conseguir explicar tudo porque como não é uma receita retirada de nenhuma revista e vem antes do savoir faire familiar, tenho medo de tornar isto confuso. Mas vamos ao que é importante:
- Descascar quatro maçãs e retirar bem o caraço. Cuidado, as maçãs são para ficar inteiras. Eu uso este tipo de faca que eu conheço como économe. Reservar.
- Eu costumo comprar sempre massa folhada. Estender a massa para que dê quatro «quadrados» para embrulhar as maçãs. A massa não pode ficar muito fina. Recortar os quatro quadrados. Em cada um colocar uma maçã previamente descascada e decaroçada.
- Encher sensivelmente metade do «buraco» da maçã com pedaços pequenos de margarina, acalcando-os. Encher o resto com açúcar. Colocar à volta da maçã passas de uvas ou sultanas (gosto mais porque são mais pequenas e não têm graínhas). Polvilhar a maçã e a massa com canela (eu até costumo pôr em toda a maçã, porque adoro canela). Embrulhar a maçã com a massa. Para ser mais fácil, molham-se os dedos em água.
- Colocar numa assadeira barrada de margarina (eu tb costumo pôr nozes de margarina) e pôr no forno previamente aquecido. Eu costumo pôr nos 180º C/ 200ºC. Quando picar com um palito a maçã e estiver cozida: está pronto.
Espero que esteja compreensível. É algo muito simples e diferente da tarte de maçã. Os convidados aderem muito bem. Espero que gostem, se alguém tentar depois que conte o resultado!

8 comentários:

Ana Rita disse...

Eu quero!!! Óptimo aspecto :)

Beijinhos

Maria disse...

Huum.. que bom aspecto :)

* Estrela disse...

Explica como se faz :D

*

Pecansis disse...

Mham Mhamm Mhammm...

sakura disse...

E a receita Dina?
Também quero experimentar :)
Publica aqui no blog, pode ser?
Bjinho grande

a Gaja disse...

sei que já passa da hora do lanche...mas está a crescer-me agua na boca...lol. Não sobrou nenhum???

Elisabete disse...

Ficaram com um excelente aspecto realmente!
O marido com certeza que adorou :)
Quando experimentar a receita aviso-te como correu :)

Beijinho

Anónimo disse...

Eu aqui cheia de fome e tu mostras-me isto? aiiiiiiii, tem um óptimo aspecto!
Tenho de fazer!