sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aqui e Agora

Ontem a noite enquanto passava uma roupinha, assisti ao Aqui e Agora na SIC. O tema desta semana era «os Novos Pobres». Gosto bastante do formato do programa. Mas há uma coisa que me tem irritado e é uma mensagem muito veiculada pelos órgãos de comunicação social. Onde não foi excepção.

Estava presente o Director do BPI, e foi confrontado com a questão do facilitismo com que os bancos endividaram as pessoas. Temos que parar de culpar os Bancos de serem os responsáveis pelo sobre-envividamento das famílias portuguesas!

Não são santinhos nenhuns: correcto. Mas ninguém põe uma faca ao pescoso a ninguém para assinar um contrato de crédito para um plasma, carro, férias do outro lado do Atântico, etc. Sejamos todos realistas. Não há boa gente que conseguisse, hoje em dia, se não fossem os bancos ter uma casa ou um carro. E foi graças aos créditos que as economias cresceram. Agora ninguém disse para abusar e usar o crédito para Playstations, fins-de-semana, roupa, carros demasiados caros, etc. Os bancos não têm culpa porra! Quem requer os seus serviços é que tem que ter noção do que é capaz de pagar ao fim-do-mês.

Desculpem o desabafo mas chateia-me o modo como esta questão tem vindo a ser exposta. E não, não trabalho em nenhum banco. Acho que se devia era educar as pessoas para não gastarem mais do que devem e deixar de se endividarem para manter um nível socio-económico que não é o delas mas sim os dos vizinhos e amigos! E sim, faço parte dos endividados do país e pertenço à classe média!

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei das tuas palavras e concordo plenamente!! Acredita que quando for procurar a nova casa vai ser para arrendar! eu é que estou arrependida de ter feito um empréstimo!!

beijocas

ps-não me esqueci do teu prémio. preciso é de respirar um bocadinho...

Dina disse...

O arrendamento é realmente uma boa opção, mas vejo tanta gente relutante e não percebo porquê.

Ps- Não há problemas ;) com tantos contratempos e mais os preparativos eu percebo que deves estar a viver a 100 a horas.

Beijinhos e bom fim-de-semana

Sara disse...

Concordo com tudo o que mencionaste! Infelizmente também tenho um (único) crédito para a casa da minha vida e tenho muito receio em não conseguir pagar! Nunca se sabe o futuro. Agora o problema é que de facto por toda a parte há possibilidade de fraccionar as compras de tv e coisas do género que para muito boa gente é dificil resistir. E se às vezes não há juros a pagar, noutras já não é bem assim...
Bom fim de semana!