sexta-feira, 6 de março de 2009

Bacalhau à Moda da Dina

Eu sou uma pessoa de apetites. Sem motivos aparentes e de repente apetece-me algo. E normalmente algo que não tem nada a ver. Mas posso ficar dias a pensar nisso. Consulto diariamente o blog da Mónica e acho que a ideia dos menus semanais é muito boa mas eu não conseguia fazê-lo. Como hei-de saber o que me apetece comer no final da semana?
E ontem apeteceu-me um Bacalhau assim daqueles cremosos. Fui consultar os meus livros de receitas e fiquei indecisa entre duas. Então decidi inovar e fiz uma mistura das duas. E deu nisto:
Cozer postas de bacalhau no leite. Depois de cozido escorrer o bacalhau e reservar o leite (serve para o puré e para o Molho). Entretanto preparar puré.
Numa panela à parte, pôr uma cebola grande partida em meia-luas e dois dentes de alhos picados. Colocar azeite q.b e aloirar a cebola. Depois de translúcida, acrescentar um alho francês previamente partido às rodelas finas. Passado, dois ou três minutos acrescentei uma cenoura grande ralada. Deixar estufar um bocado. Acrescentar o bacalhau previamente desfiado. Misturar.

Depois acrescentar 2 colheres da sopa de farinha e colocar leite até fazer um molho cremoso. Acrescentar um pacote de natas. Reservar.

Num refractário de ir ao forno, colocar o puré em toda a volta e pôr o preparado de bacalhau no centro. Por cima do bacalhau, pôr queijo ralado. Pôr no forno a gratinar.

Ficou muito bom!

Sem comentários: