terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O teu smoothie é saudável?


Os smoothies continuam a ser tendência no mundo fit. É prático (pois pode ser consumido em trânsito) e que pode conter frutas, legumes, sementes... Aparentemente tem tudo para dar certo, mas há cuidados a ter para ser realmente saudável. Há erros que não devemos cometer:

  • Adicionar açúcar ou mel. Afinal se estivermos a adicionar algum tipo de adoçante, seja natural ou não, estamos a tornar o nosso smoothie bem mais calórico.
  • Atenção às quantidades. Os smoothies e os sumos bebem-se com muita facilidade, e perdemos rapidamente a noção da quantidade de peças de fruta que estamos a ingerir. Facilmente ultrapassamos a nossa dose diária recomendada. 
  • Usar apenas frutas. Dizem os entendidos que devemos misturar verduras às frutas, para contrabalançar o índice glicémico destas últimas. 
  • Beber o smoothie demasiado depressa. Tendo em conta que estamos a beber e não a mastigar, o cérebro precisa de mais tempo para ficar saciado Por isso, convém beber devagar. 
  • Filtrar o smoothie. Na polpa é que está a fibra e muitos dos nutrientes. Se filtrarmos o smoothie, perdemos grande parte dos seus benefícios nutricionais. Por isso é que prefiro sempre "comer" do que "beber" a fruta.
É verdade: esta é uma tendência que não sigo. Primeiro porque não aprecio verduras nos batidos, e o que não me dá prazer é erradicado da dieta. E acho mais nutritivo "comer" do que beber legumes e frutas. Quem é que costuma beber regularmente smoothies? 

Sem comentários: