segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O Porto das Almas | Lars Kepler


Há autores que gosto tanto que quando publicam um novo livro nem vou saber do que se trata: compro e pronto. Lars Kepler é um destes pois cativou-me com a série do inspector Joona. Sabia à partida que "O Porto das Almas" não faria parte da série, mas não me preocupei: sempre pensei que fosse um policial. 

Lá peguei no livro, virei-o e comecei a ler a contracapa. Maltratei-me a mim mesma: tratava-se de um livro sobrenatural, nada o meu género portanto. Mas, a medo, comecei a ler. E não é que me cativou desde o início? 

Jasmin é tenente nas forças armadas e é colocada no Kosovo onde é gravemente ferida. Enquanto se encontra entre a vida e a morte, a sua alma chega a uma misteriosa cidade portuária, o porto das almas, de onde os que morrem não regressam... mas Jasmin volta à vida... Dois anos depois, um acidente rodoviário leva Jasmin a regressar à cidade portuária, mas desta vez ela precisa de salvar o filho de cinco anos que ficou "preso" no porto das almas... 

Embora fora do normal, é uma história empolgante, com ritmo, que nos prende até ao fim, que envolve questões como o amor, a amizade, a superação, a vida depois da morte, a sobrevivência, etc. Penso que por se tratar da história de uma mãe que tudo faz para salvar o filho, isso nos envolve ainda mais e nos "prenda" pelos sentimentos. 

Fui a medo, mas gostei do livro. Arrisquem: pode ser que sejam também agradavelmente surpreendidos. 

1 comentário:

Girl in the Clouds disse...

Por acaso estou tentada a comprar este livro!