terça-feira, 18 de abril de 2017

Pão de banana, figos secos e nozes


Lá em casa tenho um grave problema com as bananas: ou não as deixam amadurecer e desaparecem, ou chegam àquele limite de tão maduras que já ninguém as come. Este domingo, tinha ali 3 bananas perdidas, e fui à procura de uma receita diferente para testar. A escolhida recaiu num pão de banana com figos secos e nozes. A combinação é muito saborosa. Os homens lá de casa adoraram. É uma boa opção para variar dos pães de banana com chocolate.  

Para este pão, precisam de:

  • 3 bananas médias
  • 2 ovos
  • 100 gr de queijo quark 0%
  • 100 gr de farinha (eu usei trigo integral)
  • Fermento qb
  • 1 colher de sobremesa de mel (eu pûs um pouco menos)
  • 5 figos secos
  • 30 gr de nozes + 5 nozes para decorar

Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Esmaguem as bananas com um garfo. Num recipiente, bater os ovos, juntar o puré de banana e o queijo. Misturem bem. Acrescentem a farinha e o fermento e misturem bem. Cortem grosseiramente as nozes e os figos secos. Acrescentem à massa e misturem. Vertam a massa numa forma rectangular de silicone e coloquem por cima 5 nozes para decorar. Cozer até o palito estar seco (a receita falava em 45 minutos, mas o meu foi mais rápido). A fotografia é da receita original porque não me deram tempo de tirar foto. 


1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Eu gosto das bananas mais pro verdoso (não demasiado, claro), o meu marido gosta delas mais madurinhas, os miúdos é como for, resumindo é uma fruta que adoramos e que nunca falta cá em casa! Quando começam a ficar demasiado maduras, ou congelo ou acabo por usar em bolos. Este pão deve ficar fantástico. Eu nunca juntei bananas com figos mas acho a ideia estupenda! Esta semana estou numa de poucos hidratos para compensar dos excessos da Páscoa, mas na próxima semana vou fazer! Beijinhos