segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Cenários naturais | as Lagoas

Quando entregámos o carro, o conta-quilómetro indicava +698 quilómetros. Sem contar com o que andamos a pé. Percorremos a ilha toda e mesmo assim muito ficou para ver (nem sempre é fácil fazer trilhos com uma criança de 4 anos que odeia andar).  Alugámos uma casa em Ponta Delgada através da Airbnb, que foi uma solução muito económica e muito prática, mesmo fazendo apenas o pequeno-almoço em casa (com tantos bons restaurantes, eu ia cozinhar?? nãoooo). E claro alugámos carro porque tem mesmo de ser. Contratámos pela Hertz e correu muito bem.

Optámos por dividir a ilha por zonas a descobrir por cada dia de estadia. Convém para não perder tempo em deslocações desnecessárias. Não pretendo fazer um roteiro exaustivo por dias, mas destacar o que mais gostámos.

Cenários naturais | As Lagoas











A Lagoa das Sete Cidades é algo de espantoso. Há uma atividade física que quem pretende visitar os Açores deve treinar antes: saber parar, respirar fundo, observar e tentar apreender tamanha beleza. Simples mas arrebatador. E não é só nos miradouros: enquanto conduzem até a Lagoa das Sete Cidades, desfrutem das estradas com vegetação e flores. Tirem fotos maravilhosas desde o Miradouro da Vista de Rei, e aproveitem para visitar o Monte Palace. Parem em todos os pontos que conseguirem  porque cada miradouro (e há muitos) nos dá uma vista única. Ali ao pé podem descobrir a Lagoa de Santiago, a Lagoa do Canário e as Lagoas Empadadas.

Outra das Lagoas que mais me marcou foi a Lagoa do Congro. Amei. É preciso percorrer um trilho descendente por meio da mata (o nível de dificuldade não é elevado) para chegar a uma pequena Lagoa rodeada de vegetação densa. Como é mais "fechada" e menos visitada, sente-se uma paz enorme ali. Só se ouvem os pássaros a chilrear. Adorámos estar sentados e absorver aquele sossego. Foi maravilhoso.












Não deixem de conhecer a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas (dedicarei um post às Furnas).





5 comentários:

Agridoce disse...

Ainda ontem estive a falar sobre os Açores e a combinar uma viagem a São Miguel no próximo ano... Que inveja destas tuas imagens :)

Dina disse...

Agridoce: recomendo mesmo a viagem :) Pensa nisso a sério porque vale mesmo a pena

Girl in the Clouds disse...

As lagoas são lindas!!

Sara disse...

Já não me lembrava da lagoa do Congro!!! É das minha preferidas! Tenho fotos maravilhosas de lá. O que me foste lembrar!!! Fomos explorar a lagoa pela floresta e quando passavamos por cima de um tronco o Ricardo caíu lá dentro! eheheh E nada de roupa suplente... Foi giro :P

Dina disse...

Sara: É linda, não é? Sente-se tanta paz a tranquilidade. Adorei. Mas deve ter sido giro cair lá para dentro. O Simão aconteceu-lhe no Salto do Cabrito. A brincar nas pedras ao para trás, e pimba, rabo na água. Mas fartamo-nos de rir