terça-feira, 9 de agosto de 2016

Livros em tempo de férias


Quando entrei de férias estava a ler Se isto é uma Mulher de Sarah Helm, e como não gosto de deixar livros a meio, levei-o comigo. Fala sobre Ravensbrück, um campo de concentração nazi para mulheres.
É um livro de não-ficção que aborda temas pesados para uma época que se quer de relaxamento e descontracção - pelo menos na minha opinião. É um livro bastante interessante que fala de temas ligados aos campos de concentração que nem sempre são do conhecimento público. Muito se fala do genocídio dos judeus, mas pouco de fala de como tudo começou, de como se mataram muitos alemães nestes campos: doentes mentais, idosos, prostitutas, sem abrigos, políticos. Mostra a monstruosidade da violência extrema dirigida às mulheres. Descreve experiências reais, com testemunhos vívidos. Relata experiências médicas, maus tratos, espancamento, a fome, o assassínio de bebés frente às mães, abortos, etc.
Este livro é bastante exaustivo, quase como uma tese. Mas mantém uma leitura fluída. É um daqueles livros para se ir lendo, com calma.


Depois saltei para um registo totalmente oposto. Fui ao engano: pensei que se tratava de um thriller puro e duro. Na praia, li a capa do Maestra e percebi que afinal também pertencia à categoria de literatura erótica, que não faz propriamente o meu estilo. Admito que foi uma boa companhia e que gostei da personagem principal. Envolve sexo (bem contado,  muito melhor do que aquelas sombras de Grey...) e crime. Não é um Grande livro, mas acho é uma boa aposta para momentos na praia ou à beira da piscina. Gostei deste livro e pela forma como acaba deve ter continuação...



O Arquitecto de Paris é uma história tocante, que me apaixonou. Um arquitecto que vive sob a Ocupação alemã, sem trabalho e sem dinheiro. Aceita projectos dos nazis mas também se envolve na protecção de judeus, com a criação de esconderijos em habitações. É uma leitura envolvente e tocante porque nos põe perante sentimentos contraditórios, sobre a vontade de sobreviver, sobre valores de honra. E fala-nos um pouco sobre a atitude dos franceses durante a Ocupação e na colaboração activa destes na deportação de judeus (muitas vezes esquecidas). Recomendo mesmo!

4 comentários:

José disse...

Olá! :)
Andava curiosa com Maestra, mas agora fiquei de olho no Arquitecto de Paris.
Obrigada pelas sugestões!

Dina disse...

José: são estilos diferentes. O Maestra entretém. Mas o Arquitecto de Paris é mesmo apaixonante, não deixaria de ler ;)

Jo disse...

Este último chamou-me bastante a atenção!! O primeiro também deve ser interessante ;)

Dina disse...

JO: O arquiteto de Paris é mesmo qualquer coisa. Lê ;)